500 Anos dos Forais Manuelinos de Juromenha, Alandroal e Terena (1512 – 1516) é o nome da mostra que pode ser vista a partir de amanhã, dia 22, no Museu de Évora.
A mostra é comemorativa da atribuição dos 500 anos dos forais manuelinos a estas terras alentejanas e pretende mostrar e lembrar a importância da atribuição destes documentos às vilas e aldeias nos tempos de outrora.
Os forais reformados por D. Manuel I eram, sobretudo, pautas aduaneiras que regulavam isenções e encargos tributários, e as relações entre o concelho, o rei e o senhor da terra. Apesar de respeitarem algumas prerrogativas locais, uniformizaram, no reino, muitos procedimentos.
Através dos forais percebem-se as rotinas quotidianas e os ciclos anuais, intui-se sobre o essencial do regime alimentar, e encontram-se refletidas as dinâmicas sociais e económicas de populações pouco favorecidas economicamente.
500 Anos dos Forais Manuelinos de Juromenha, Alandroal e Terena é organizada pela Direção Regional de Cultura do Alentejo – Museu de Évora e pela Câmara Municipal do Alandroal, e pode ser visitada até dia 29 de fevereiro, de terça a domingo, das 9h30 às 17h00, e o bilhete de entrada no museu custa 3 euros.
Texto de Elsa Furtado