A 2ª edição do Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas decorre de 14 de setembro a 31 de outubro, em 11 municípios associados da Artemrede: Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Pombal, Santarém, Sobral de Monte Agraço e Tomar.
O Festival conta com 20 propostas, entre elas 13 espetáculos, 4 oficinas, uma instalação de luz e música e 2 vídeo-instalações, sendo que oito das atividades apresentadas foram selecionadas pelos grupos de Visionários, grupos de espectadores que escolhem uma parte da programação cultural dos respetivos municípios.
A peça Nunca, do Teatro de Marionetas do Porto; o espetáculo Areias, do Imaginar do Gigante; Eu é que Conto, o teatro de marionetas da Fértil Associação Cultural; o espetáculo Passo a Passo no Bosque, da companhia francesa Toutito; o espetáculo No Ateliê, dos belgas Tof Thêatre são algumas das propostas que passarão pelos diversos municípios.
Nota para a instalação de luz Chambre d’Enfant; a videoinstalação Passeio a Sobral no Cineteatro Sobral Monte Agraço, a videoinstalação Levada Sem Fim, no Complexo Cultural de Levada, em Tomar; a Ópera Barroca com marionetas Guerras do Alecrim e Mangerona, que passará por Pombal, Tomar, Palmela e Abrantes.
No que respeita as oficinas são propostas a oficina No Ateliê, no Teatro-Cine, em Pombal; O Lobo-Mau, em Pombal e Abrantes; Pangeia Lab, em Abrantes e Sobral Monte Agraço e Chambre d’Enfants que passará por Pombal, Alcobaça e Sobral de Monte Agraço.
A maior parte dos espetáculos do Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas são de entrada gratuita.