A programação de 2023 de As Marionetas do Porto gira em torno dos 35 anos de existência da companhia, data que se assinala a 29 de setembro de 2023.
Depois de ter passado, em janeiro, pelo Teatro Municipal do Porto, com a peça Como um Carrossel, As Marionetas do Porto apresentam, de 4 a 19 de fevereiro, Pelos Cabelos, no Teatro de Belomonte.
O espectáculo é habitado por personagens insólitas, de olhares ausentes e alucinados, onde o humor e o absurdo se fundem para mais uma experiência com muitas marionetas. No lugar bizarro, onde tudo acontece, e que é retratado na peça, não há carros, nem escolas, nem prisões, mas há foguetões e pássaros e outros animais. Para além disso, o elã do espectáculo passa por nos transportar até ao universo e aos momentos vividos pelas criaturas, personagens de cabelos exuberantes, algo que os distingue e lhes confere uma personalidade peculiar.
A peça tem sessões ao sábado, às 19h00 e ao domingo às 16h00.
O Teatro Helena Sá e Costa, no Porto, acolhe, entre os dias 23 e 26 de março, a criação artística Frágil.
É um trabalho portador de uma narrativa perene de fantasia, que tem a ver com as coisas. E uma coisa às vezes não é aquilo que ela é na verdade. Até porque as coisas gostam de ser outras coisas, por exemplo de serem como as pessoas. Gostam de se mexer, de rir, de gostar e de não gostar. No mundo Frágil há pessoas/coisas que procuram coisas/pessoas. Há também segredos que não se desvendam, ou que ficam por desvendar. Trata-se de um exercício destinado a estimular de forma positivamente precoce o gosto pela imaginação. Até porque reportando-nos a esse mundo Frágil, nele as regras não são o que são, são regras de imaginação.
As sessões para o público em geral decorrem no sábado e domingo às 16h00.