Em 2018 as 7 Maravilhas® vão estar de volta com o concurso 7 Maravilhas De Portugal À Mesa®, que visam promover a Gastronomia e o Turismo Nacional, especialmente das regiões do interior e Rurais.
Esta, que é a sétima iniciativa das 7 Maravilhas®, pretende eleger e dar a conhecer o que melhor se faz no nosso país ao nível dos vinhos, pratos e petiscos, roteiros, eventos e experiências eno-gastronómicas, proteger os produtos e as tradições locais, e promover a verdadeira experiência de comer e beber a uma “Mesa Portuguesa”, que se vai apresentar a concurso em conjunto numa “mesa”, explicou Luis Segadães – Presidente das 7 Maravilhas® aquando a apresentação pública da iniciativa.
As categorias a concurso são:
Gastronomia em que vão estar a votos: 1- Pão; 2- Petiscos; 3- Sopas; 4- Peixes e Mariscos; 5- Carne e Caça; 6- Queijos e 7- Produtos Endógenos.
Vinhos e Azeites em que vão ser avaliados: 1- Espumantes; 2- Vinhos Rosés; 3- Vinhos Brancos; 4- Vinhos Tintos; 5- Vinhos Licorosos; 6- Vinhos Excepção e 7- Azeites.
E Roteiros em que vão estar a concurso: 1- Territórios Vinhateiros; 2- Património, História Cultura e Natural; 3- Museus; 4- Adegas, Lagares e Queijarias; 5- Eventos de Afirmação Territorial; 6- Experiências Vínicas e 7- Alojamentos Turísticos.
Uma candidatura de uma “Mesa” deve incluir 7 patrimónios à escolha, devendo obrigatoriamente incluir um património de cada categoria: Gastronomia; Vinhos e Azeites; e Roteiro Turístico obrigatoriamente, e deverá incluir o melhor da sua região, como os seus pratos, vinhos, pão, azeite ou queijos, mas também aquilo que pode ser experienciado, como um evento, uma adega, um lagar, um museu ou um percurso pedestre. Esta escolha será chamada “Mesa de (nome do lugar, aldeia, vila, cidade, restaurante ou hotel)” e disputará com mesas de todas as regiões de Portugal, o título de Maravilha.
As candidaturas já arrancaram e decorrem até 27 de fevereiro, e podem ser apresentadas por qualquer entidade, pública ou privada, depois serão escolhidos 49 Pré-Finalistas escolhidos por um painel de especialistas (por 77 membros convidados), que vão ser votadas pelo público, e de onde vão sair as 7 Maravilhas à Mesa®, uma mesa por cada uma das 7 grandes regiões de Portugal: Porto e Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira.
As eleições públicas decorrem durante as 7 galas com emissão televisiva (uma em cada região), a decorrerem entre julho e agosto, nas quais serão eleitas duas mesas finalistas, num total de 14. Os vencedores serão os mais votados em cada uma das 7 regiões de Portugal, divulgadas na Gala Final em setembro (transmitida pela RTP), estando assim representado todo o país, de Norte a Sul e Ilhas, criando um roteiro eno-gastronómico único a nível nacional.
Aquando a apresentação oficial da iniciativa foi apresentada a primeira candidatura de “Mesa” de degustação por parte do empreendimento turístico São Lourenço do Barrocal, da região de Monsaraz, composta por:
Gastronomia:
Petisco: Perdiz de Escabeche
Prato de Peixe: Lúcio-Perca (peixe do Alqueva) com migas de poejo
Prato de Carne: Vitela orgânica São Lourenço do Barrocal no forno, com puré de batata doce e legumes grelhados da nossa horta
Vinhos e Azeites:
Vinho Branco 2014 São Lourenço do Barrocal
Vinho Tinto Reserva 2012 São Lourenço do Barrocal
Azeite monovarietal de azeitona galega São Lourenço do Barrocal
Roteiros:
Unidade hoteleira: São Lourenço do Barrocal
A iniciativa conta com o Alto Patrocínio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, da Secretaria de Estado do Turismo, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, desenvolvido em parceria com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho.