Perlim Anima Santa Maria Da Feira Com Programação Especial

Reportagem de Rosa Margarida (Textos) e Paulo Soares (Fotos)

14 anos de Perlim. Um evento natalício que sabe reinventar-se a cada ano, com propostas de animação e um programa de atividades que prometem encantar as crianças e os adultos. De “A Terra dos Sonhos”, nome primogénito da iniciativa, ao “Lugar da Magia Perlim”, o certo é que o objetivo da visita se cumpre, ano após ano: descobrir um lugar mágico, onde habitam os sonhos, e viver experiências únicas.

Uma das novidades desta nova edição passa pelo alargamento do espaço Perlim, que desce a Quinta do Castelo e se instala também no Rossio, com um espetacular Mercado de Natal, onde um carrossel não foi esquecido, o comboio mágico vai pass(e)ando os visitantes e alguns spots imperdíveis para as fotografias que hão-de lembrar a passagem pelo evento. Aliás, é este o espaço que acolhe o espetáculo piromusical de encerramento do Perlim, “Oh não…E Agora?”. O Mercado de Natal, com área alimentar, é de entrada gratuita.

Outras das novidades da 14ª edição do Perlim acontece na zona envolvente às Piscinas Municipais. Por lá, o Circo Magikal, o Feitiço para a Felicidade, um espetáculo exclusivo da companhia Evolution Circus, invade a cidade, com uma «jornada em busca da verdadeira felicidade», com feiticeiros, duendes, palhaços e mágicos, entre outras personagens, do «reino da magia e ilusão». O preço do bilhete para o circo varia entre os 10 e os 25 euros, com descontos para crianças e pack família, bem como para os visitantes que comprem um bilhete combo circo Magikal e Perlim.

Para além disso, a Lapónia “desceu” do Castelo, – que se encontra em obras de requalificação – com a Casa do Pai Natal, o carrossel Perlim, o Pai Natal e os duendes instalados numa nova área temática, junto à Quinta do Castelo. A Lapónia pode ter mudado de lugar, mas o Pai-Natal e a sua casa continuam a encantar os pequenos que por lá passam, para lembrar ao ancião os seus pedidos de presentes de Natal

Os nossos conselhos antes de iniciar viagem no reino da magia Perlim? Vá com tempo, sem hora marcada, para poder apreciar, de verdade, tudo o que o lugar tem para oferecer. Esqueça as agitações, a vida atribulada e rotineira, as traquinices e fitas dos miúdos e permita-se viver, em família, esta singular viagem. Vista-se a rigor, com um casaco quente, um cachecol e umas luvas, para enfrentar o tempo, que pode esfriar e – se possível – um gorro de Pai-Natal, para fazer pandam com os cenários e o espírito Perlim. Por fim, muna-se do mapa Perlim (disponível na bilheteira, posto de informação e na entrada do recinto), para não perder pitada de tudo o que pode ver, assistir, ouvir e viver no Perlim. Ou, se é uma pessoa super organizada e “ir à aventura” sem preparação prévia parece-lhe inimaginável, passe pela página oficial do Perlim, para consultar todas as atividades e espaços e verificar horários de espetáculos: uma checklist Perlim que pode rentabilizar a visita e tornar o dia (ainda mais) mágico!

Arborismo, slide, mini-arborismo e mini-slide são algumas das aventuras radicais propostas, com saltos, escaladas e voos para tornar o dia ainda mais especial. Os apaixonados por “um pézinho de dança” devem passar pela Perlim Arena, uma mini-discoteca, onde a dança e a alegria são palavras de ordem.

E, por falar em apaixonados, o Perlim convida os enamorados a passar pela “Árvore do Amor”, um canto especial onde os corações tomam literalmente conta do espaço e um livro gigante dá a conhecer a história “Era uma vez” de uma sementinha e da Árvore do Amor.

No “quesito espetáculos”, o melhor mesmo é verificar o horário de cada uma das peças, para que possa, de facto, assistir a todos: vai valer tanto a pena! Em espetáculos multidisciplinares, que combinam teatro, circo, malabarismo, dança e música, o leque de possibilidades é vasto, cada uma delas com uma história que merece ser vista. D’ “O Meteorito Mágico”, aos “Contos Imagicados”, passando por “Isabela e o outro lado da Magia”, sem esquecer “No trilho da Magia”, “Sem magia não há Natal!” e ainda “A Varinha desaparecida”. Com duração aproximada que varia entre os 15 e os 25 minutos, cada um dos espetáculos tem várias sessões diárias.

No epicentro do Perlim, um lindíssimo farol, num cenário onde moinhos, flores, estrelas e luzes tornam o espaço verdadeiramente deslumbrante. Os cenários e a “neve” que cobre o lago são, de facto, faróis rumo a lugares que pensávamos não existir.

Uma última nota para a colaboração Perlim e o atelier OCUBO, que leva ao Perlim algumas das esculturas luminosas da exposição Alice in Magical Garden, patente no Jardim Botânico do Porto, que por sua vez, recebe, no dia 9 de dezembro, duas mascotes do Perlim. Resulta desta colaboração a possibilidade do visitante comprar um pack que inclui bilhetes de entrada de cada um dos eventos, a preços reduzidos.

Por fim, assinalar que, para além do Mercado de Natal, com área alimentar, também na Quinta do Castelo, um pouco por todo o recinto, o visitante poderá encontrar áreas alimentares, para retemperar forças e seguir viagem. A Magia do Natal espreita em cada canto…deixe-se guiar!

O Perlim decorre até ao dia 30 de dezembro, das 13h30 às 19h00. Os bilhetes semanais têm um custo de 7 euros e, ao fim de semana, de 8 euros, sendo possível comprar uma pulseira de acesso, para todos os dias do evento, por 15 euros.

Artigo anteriorConcerto Dos Evanescence É Já A 12 De Dezembro No Campo Pequeno
Próximo artigoComic Con Portugal 2022 – As Estrelas Da Cultura Pop Brilham Em Lisboa

Leave a Reply