Chegou em Maio, aos escaparates das livrarias portuguesas, a nova edição do romance À Procura de Sana, de Richard Zimler, com tradução de Clara Amado, com selo Porto Editora.
A história de duas amigas, Sana e Helena, uma palestiniana, outra judia, que cruza realidade e ficção. Após testemunhar o suicídio de Sana, o autor decide investigar as razões que levaram a essa decisão, descobrindo de caminho uma história de amizade, no meio do caos e da violência. Richard Zimler é, neste romance, autor e personagem.
“Poucos escritores descrevem com tanta elegância personagens que se exprimem por gestos, no silêncio: linguagem das mãos, dos olhos, do movimento. Seduzida, descobri esta história de amizade profunda entre duas mulheres, paradigma do diálogo apaixonado, doloroso, feito de avanços e recuos, entre duas culturas irmãs em guerra.” – escreveu Maria de Medeiros
Em fevereiro do ano 2000, Richard Zimler desloca-se à Austrália para participar no Encontro de Escritores de Perth. Aí, conhece Sana, uma bailarina brasileira que lhe diz que o seu livro O Último Cabalista de Lisboa influenciou profundamente a sua vida. Um dia depois, o inesperado acontece: a mulher suicida-se, atirando-se da janela do hotel em que ambos estão hospedados.
Zimler torna-se então personagem do seu romance e, simultaneamente, investigador e narrador. As suas buscas levá-lo-ão a Paris, onde conhece Helena, amiga de infância de Sana. Porém, à medida que vai desenrolando o fio da vida de ambas – que começa em Haifa, numa época em que a convivência pacífica entre uma palestiniana e uma judia era ainda possível –, vê-se envolvido numa teia de ilusões, crueldade e vingança que culminará no 11 de Setembro de 2001.
O romance, de 256 páginas, está à venda por 16,60 euros.