No âmbito das celebrações do Dia Mundial do Teatro, a companhia Cegada estreia no Teatro-Estúdio Ildefonso Valério – A Recusa de Bartleby a partir de Herman Melville.
Adaptada para teatro por Ricardo Cabaça, a narrativa deste escritor e poeta é agora encenada por Rui Dionísio para três atores: Ana Lúcia Magalhães, Joana Pialgata e Paulo Matos. Com dramaturgia de Isabel Pinto, contextualiza as celebrações deste ano na abordagem ao paradoxo da inexistência e da inação.
Uma estranha mulher começa a trabalhar num escritório de escrivães, um espaço onde o quotidiano se repte incansavelemente. A presença de Bartleby abala a vida de todos aqueles com quem ela se cruza, até que o absurdo da situação aproxima os dias do caos. A Recusa de Bartleby é um questionamento das normas contemporâneas, sobretudo as profissionais que esmagam os trabalhadores.
Que lugar ocupa o trabalho nas nossas vidas?
O espetáculo estreia no Dia Mundial do Teatro, a 27 de março, e estará em cena até 2 de abril, às sextas e sábados, às 21h00 e domingos às 16h00, no Teatro-Estúdio Ildefonso Valério em Alverca do Ribatejo – Vila Franca de Xira. Informações sobre os bilhetes junto da bilheteira do teatro.