Neste Natal porque não oferecer uma garrafa de vinho ou de uma das bebidas preferidas dos seus amigos? O C&H deixa aqui algumas sugestões.
Da Adega Mayor propomos uma Emoção Mayor, um pack onde vai encontrar o Reserva do Comendador Tinto e o Monte Mayor Tinto. Seguindo o mote “Provar o Alentejo em copo cheio e a Emoção em copo meio” juntam-se as azeitonas aromáticas de Elvas e Campo Maior, Passas de Uvas cobertas com chocolate, e ainda o Azeite Virgem Extra com flor de sal e louro, vinagre de vinho tinto Adega Mayor, Bombons de chocolate negro com recheio de vinho tinto e um saca-rolhas. À venda pelo preço de 59 euros.
Também da Adega Mayor, indicamos o Orionte,um licoroso tinto, proveniente da casta Alicante Bouschet. Após uma vindima manual e uma criteriosa selecção de cachos e bagos, a uva fermentou em depósito de inox a 25ºC. A meio da fermentação foi adicionada aguardente vínica, tendo o lote estagiado, durante 36 meses em barricas de carvalho francês ao que se seguiu um estágio de 6 meses em garrafa. O resultado, é um vinho com uma cor rúbi intensa e com um perfume de cerejas pretas, com notas de chocolate amargo. Os taninos sedosos e a grande frescura equilibram a doçura deste vinho, deixando um final longo e envolvente. Orionte poderá ser acompanhado de sobremesas com chocolate amargo ou à base de ovos, bem como para acompanhar queijos azuis.
Pode optar por duas sugestões na selecção dos vinhos, a primeira selecção: Pynga Alvarinho (branco, Lisboa), Quintas e Vales Reserva (tinto, Douro), Quinta do Mondego (tinto, Dão), Cazas Novas (branco, Vinhos Verdes), Torais (tinto, Alentejo), por 40 euros. A segunda selecção inclui Pynga (branco, Lisboa), Quintas e Vales (tinto, Douro), Rosados (tinto, Dão), Cazas Novas (branco, Vinhos Verdes) e Cinco Charcas (tinto, Alentejo), por 30 euros.
É um vinho original, que se pode beber simplesmente fresco ou com gelo e uma rodela de limão. Com água tónica ou sumo de laranja. As castas utilizadas são a Tinta Barroca, Tinta Roriz e Tinto Cão. Deve ser servido entre os 6º a 10ºC.
Da Quinta do Crasto sugerimos o novo Porto Vintage 2010, um vinho de características únicas, produzido a partir de uma selecção criteriosa das melhores uvas das suas vinhas velhas, à venda por 37,90 euros.
Produzido a partir de uma receita original de William Grant, este blended sctoch whisky foi criado há mais de cem anos e carateriza-se pelo seu sabor deliciosamente complexo, profundo e suave, que assim se mantém consistentemente até aos dias de hoje, geração após geração.
Curiosamente, o ritual do chá foi levado para Inglaterra por Catarina de Bragança, filha do rei português D. João IV, tornando-se rapidamente num símbolo da elite inglesa.
Por Clara Inácio