Algarve combate sazonalidade com reforço do turismo cultural

RTA_turismo_culturalA Região de Turismo do Algarve pretende reforçar a aposta no Turismo Cultural, para assim atenuar a sazonalidade e completar a oferta do destino, anunciou a Região de Turismo do Algarve em comunicado.

Segundo Desidério Silva, presidente da RTA, que se reuniu recentemente com a diretora regional da Cultura, “um dos primeiros passos será a identificação [por esta entidade] dos recursos culturais que podem potenciar a atividade turística”.

Em curso estão já diversas parcerias com o objetivo de valorizar a gastronomia através da Dieta Mediterrânica, classificada Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, de dinamizar a candidatura de Sagres a Paisagem Cultural da Humanidade e de promover itinerários dedicados aos Descobrimentos e à presença islâmica.

De acordo com o presidente da Região de Turismo do Algarve, a estratégia passa ainda pela formação dos colaboradores dos postos de turismo, bem como pelo ajustamento dos horários de museus e monumentos aos ciclos de procura turística.

A RTA destaca ainda a realização, durante o primeiro semestre deste ano, de um encontro para debater o turismo cultural, iniciativa que reunirá os dois responsáveis regionais, os secretários de Estado do Turismo e da Cultura, bem como individualidades do meio académico, empresarial e jornalístico de ambas as áreas.

Para além do Descubriter – Rota Europeia dos Descobrimentos, que junta Algarve e Andaluzia na promoção da cultura, história e património de onde partiram os Descobrimentos, a RTA aposta ainda no UMAYYAD, projeto transfronteiriço, que visa a criação de um itinerário turístico-cultural nos países da bacia do Mediterrâneo para divulgação da herança árabe comum.

A ter em conta é também a Rede de Judiarias de Portugal, com vista à promoção do legado judaico.

Texto de Alexandra Gil
Artigo anteriorArlinda Frota expõe pintura em porcelana no Museu do Oriente
Próximo artigoLuís Portugal realiza mini-concerto no Porto em acção de sensibilização para o Cancro

Leave a Reply