O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora 2015, organizado pela Câmara Municipal da Amadora, realiza-se de 23 de outubro a 8 de novembro, no Fórum Luís de Camões e em outros locais da região, sob o tema A Criança na BD.
O tema escolhido vem homenagear o centenário das personagens Quim e Manecas, de Stuart Carvalhais, um dos precursores do modernismo português, considerado o autor das melhores bandas desenhadas de crítica e sátira social nos anos 10 e 20 do séc. XX. Quem não conhece?
Quim, cabelo escorrido, com as suas calças remendadas, suspensórios e chapéu de côco, mais espigadote, tem primazia no título, mas embora muito presente e importante, será um ativo companheiro mas não a figura principal. Manecas, mais novo, com aparência de bebé que no início não terá sido alheia ao Yellow Kid, com o seu bibe às bolinhas ou manchinhas, rapidamente assumirá o protagonismo, revelando com o tempo uma (matur)idade muito para lá da idade aparente (…).
Estas duas crianças vivem em Lisboa e protagonizam, essencialmente, “partidas ingénuas, aventuras “policiais” ou de espionagem, episódios de cariz político, social ou cultural e participação da Grande Guerra e onde, fazem de tudo um pouco, desde chauffeur a negociante, tanto de castanhas como de quadros, de ator a alfaiate ou caixeiro de chapelaria, de pintor a ministro”, refere João Paulo Paiva Boléo, comissário da exposição central do AmadoraBD 2015.
É também sob este tema que se desenvolvem os diversos concursos organizados no âmbito do AmadoraBD 2015, e que relembrando estas duas personagens e a sua importância pretendem sobretudo a sua redescoberta e reconhecimento pelas novas gerações.
Assim, o Concurso Nacional de Banda Desenhada tem como tema “Uma nova aventura de Quim e Manecas“, e o Concurso Nacional de Cartoon e o Concurso Municipal de BD e/ou Ilustração da Amadora vão ser dedicados ao tema “Os Direitos das Crianças“, tendo como base os princípios da Declaração dos Direitos da Criança.
A participação nestes concursos é aberta a todos os interessados, devendo os trabalhos ser entregues até 21 de setembro, para o Concurso Nacional de Banda Desenhada e de Cartoon e até 14 de outubro para o Concurso Municipal.
O AmadoraBD atribui ainda todos os anos os Prémios Nacionais de Banda Desenhada, distinguindo edições e personalidades nacionais e estrangeiras que se movem na arte da banda desenhada.
Melhor álbum, melhor argumento, melhor desenho, melhor álbum português em língua estrangeira, melhor álbum estrangeiro de autor português, melhor álbum estrangeiro, melhor álbum de tiras humorísticas, melhor ilustração de livro infantil, melhor ilustração estrangeira de livro infantil, prémio clássicos da nona arte, prémio fanzine, prémio juventude e troféu de honra são as distinções atribuídas e às quais podem concorrer todos os interessados com a entrega dos seus álbuns até ao dia 7 de setembro.
Os trabalhos premiados ficarão em exposição no Festival, no Fórum Luís de Camões.
O AmadoraBD é o evento mais importante na área da Banda Desenhada, a nível nacional e constitui uma importante referência a nível internacional, integrando o calendário internacional de eventos, como o Festival Internationale de la Bande Dessinée de Angoulême (França), o Lucca Comics (Itália), o Festival Internacional del Cómic de Barcelona (Espanha), New York Comic Fest (EUA) e o San Diego Comic Convention (EUA).
Texto de Marta Plácido