Amália na América – Além do Fado é um concerto, que se pretenda ser um grande tributo a Amália Rodrigues, junta em palco mais de 100 músicos, num espetáculo único no dia 22 de setembro, pelas 19h00 no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
O espetáculo é uma homenagem à vida e obra de Amália Rodrigues e junta a Orquestra Sinfónica Portuguesa, dirigida por Jan Wierzba, aos solistas Cristina Branco, Raquel Tavares e Ricardo Ribeiro.
Um dos pontos altos deste espectáculo é a recriação do emblemático concerto de Amália Rodrigues com a Orquestra Filarmónica de Los Angeles no Hollywood Bowl, em 1966, acontecimento que sublinhou a universalidade e o encanto perene da música portuguesa. Serão, ainda, interpretadas canções gravadas por Amália com temas da Broadway.
O concerto conta como orquestradores com Carlos Azevedo, Daniel Bernardes, Filipe Raposo, Pedro Duarte e Pedro Moreira.
“Apresentamos neste concerto uma recriação do repertório que Amália levou à América, promovendo a criação de novos arranjos, novas visões de talentosos orquestradores portugueses e uma participação muito especial de 25 mulheres que irão homenagear a diva do Fado. Vinte e cinco anos após a partida de Amália, reerguemos novamente o seu espírito e prestamos-lhe esta homenagem”, explicou Ana Proença, fundadora e presidente da Égide.
Os bilhetes estão à venda online e no local, e custam entre 20 e 60 euros.