A 23ª edição do Andanças já tem data marcada. O festival regressa a Castelo de Vide de 1 a 5 de agosto com o tema “Roda Viva”. Este é um festival onde se pode dançar, ouvir e tocar música e onde os participantes são convidados a aprender, a partilhar tradições e saberes em comunidade.
Ao longo de 5 dias vai ser possível experimentar produtos locais, visitar espaços e monumentos, aprender sobre a cultura do Alto Alentejo e de outras partes do mundo, descobrir o artesanato, descansar na relva com vista para a serra, subir até à Penha, visitar Póvoa e Meadas e passear pela natureza, numa edição que pretende manter a diversidade na programação e perpetuar o conceito do festival como espaço de encontro, experiências e criação.
A edição deste ano conta com 4 palcos, 3 de bailes e oficinas e o Espaço Criança que, à noite, se transformará também em palco de baile. Estão ainda planeadas novas zonas de lazer e sombra com diversos espaços de descanso.
O Coreto do Jardim Grande, o Cineteatro Mouzinho da Silveira, a Igreja de S. Francisco e as ruas de Castelo de Vide vão voltar a ser espaços de programação gratuita.
Este ano vai haver um parque de estacionamento oficial e vão ser criadas bolsas de estacionamento em Castelo de Vide, mas o estacionamento na vila é limitado.
Os passes de 5 dias já estão à venda online e custam 80 euros até 13 de maio, depois vão aumentando até à data do festival, onde vão custar 100 euros.