Arranca Hoje O III Festival Literário de Bragança, que conta com as presenças de Maria João Lopo de Carvalho, Gonçalo M. Tavares, Richard Zimler e Inês Pedrosa, entre outros.
A programação desta 3ª edição conta com encontros com escritores, sessões de contos, cursos de literatura e apresentação de livros.
O festival arranca hoje com a visita da escritora Palmira Martins e com as sessões de contos por Mariana Machado, na Biblioteca Municipal. Às 21h00, assinala-se a abertura oficial com o Coro do Conservatório de Música de Bragança BrichoirT e o espetáculo de teatro À Volta da Língua, pela Andante Associação Artística, no edifício Paulo Quintela.
No dia 1 de junho, têm lugar as sessões de contos como o O Escritor vai à escola com Maria João Lopo de Carvalho; ou o curso Literatura e Imaginação dirigido por Gonçalo M. Tavares. A destacar, ainda, a sessão de poesia e o ensaio com Adília Fernandes, João Cabrita, Isabel Benone e Edy-Lamar de Oliveira.
O terceiro dia do Festival Literário de Bragança vai dedicar a manhã aos alunos do primeiro ciclo e do ensino secundário, com sessões de leitura que contarão com a presença de Richard Zimler e de Maria João Lopo de Carvalho. Às 17h00, tem início a tarde de Crónicas e Romances com a participação de Carlos Carvalheira, Luís Vale, António Amendoeira, José de Ribamar Fonseca, Alcyr Meira e Francisco Castro Rêgo. E às 21h00, João Pinto Coelho e Mónica Baldaque vão estar à conversa, no Edifício Paulo Quintela, com moderação de António José Rodrigues.
No último dia as atividades começam pelas 10h00, com a abertura da Banca de Estórias na Praça com livros infanto/juvenis, e com a atuação do Grupo de Cavaquinhos da Santa Casa da Misericórdia de Bragança e uma sessão de contos com Adélia Carvalho e Cátia Vidinhas. Pelas 12h00, na Praça da Sé, segue-se a apresentação dos livros A Abelhinha Mariana, de Maria Assunção Anes Morais, e Maggy, a Fada (vol II), de Lídia Maria Machado dos Santos.
Durante a tarde de sábado, vão decorrer diversas iniciativas, como a sessão com o contador de histórias Victor Fernandes ou a apresentação da coletânea de poesia: 40 Poetas Transmontanos de Hoje, pela Academia de Letras de Trás-os-Montes; e ainda Skech A Brasileira de Prazins pelo – ATRIUM Grupo Cénico de Bragança.
O encerramento tem lugar pelas 21h00, no Edifício Paulo Quintela, com os escritores Inês Pedrosa e Pedro Vieira à conversa.