A iniciativa Lua Cheia – Arte na Aldeia, promovida pela Peripécia Teatro, está de volta para mais uma edição, em Vila Real. A iniciativa estreou na passada quarta-feira (8 de março), com o espetáculo Conto Contigo, na Sala Peripécia, no Centro Cultural e Recreativo de Benagouro (uma aldeia da união de freguesias de Adoufe e Vilarinho de Samardã, em Vila Real).
A peça conta com encenação de Luís Blat e a interpretação de Patrícia Ferreira, e apresenta contos da autora transmontana Júlia Ribeiro. que abordam temas pertinentes e atuais como a violência contra as mulheres.
Depois da estreia da peça de teatro, a iniciativa repete-se todos os meses, em todas as noites de Lua Cheia, pela Peripécia Teatro, num total de 17 apresentações, de 11 espetáculos diferentes.
Uma das novidades desta edição, serão as residências artísticas que a Peripécia Teatro irá acolher em pleno verão. Delfim Ruas, ilustrador e artista visual, será o primeiro a estrear-se na Sala Peripécia, a 2 de julho. Já José Cruzio, artista visual, irá pisar o palco da Peripécia Teatro a 1 de agosto . De cada artista será inaugurada uma obra que resultará da sua residência e que será exposta, em local a definir pelo próprio artista, na aldeia de Benagouro ou no Centro Cultural.
A edição de 2023 aposta também na inclusão, oferecendo apresentações adaptadas a pessoas cegas, surdas e, também, com mobilidade reduzida.