O Ascensor da Glória, que faz a ligação entre a Praça dos Restauradores e o Bairro Alto comemora hoje o seu 129º aniversário. Para assinalar esta data festiva será possível assistir durante o dia a actuações da orquestra ligeira da banda de música dos empregados da CARRIS. Da parte da tarde a banda irá realizar um concerto das 15h00 às 16h00.
Inaugurado em 1885, o Ascensor da Glória é atualmente uma das principais atrações turísticas da cidade, a par dos Elevadores de Santa Justa, da Bica e do Lavra e que em conjunto constituem a Rota dos Ascensores.
Fazendo um breve resumo da história deste símbolo de Lisboa, à data da sua inauguração o Ascensor da Glória funcionava por meio de um sistema de tração por cremalheira e cabo por contrapeso de água, em que ambos os carros estavam ligados por um cabo subterrâneo subindo e descendo, em duas vias paralelas assentes ao nível do chão. Os carros eram de dois pisos, tendo o inferior dois bancos dispostos longitudinalmente, de costas para a rua e o superior, a que se acedia por uma escada de caracol, outros dois, dispostos no mesmo sentido, mas costas com costas, de modo que os passageiros ficavam virados para o espaço circundante. Em 1915 foi electrificado o que trouxe consigo mudanças profundas no seu sistema de funcionamento.
A sua característica cor amarela só foi atribuída em 1926 quando os Ascensores de Lisboa passaram a ser propriedade da Carris. Finalmente em 2002 foi classificado como Monumento Nacional, a par com os Ascensores da Bica, do Lavra e do Elevador de Santa Justa.
Texto de Teresa Leal Foto de Arquivo da Carris