Assírio & Alvim Reedita Peregrinação

Quando se celebram os 480 anos da chegada dos portugueses ao Japão, a Assírio & Alvim publica uma nova edição de Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto.

Valiosa fonte histórico-documental que, ao contrário de outros relatos do género, encerra uma visão ao arrepio da exaltação heroico-nacional do império português, distinta para a época e relevante para a atualidade, a obra contém uma dose incerta de efabulação, alimentando o seu carisma e valor literário. O seu sucesso editorial foi tal que, só no século XVII, terão circulado pela Europa, em diversos idiomas, dezanove edições. Sérgio Guimarães de Sousa assina a introdução, a fixação do texto e as notas do presente volume.

Peregrinação é, seguramente, um dos grandes clássicos da literatura de viagens. Uma obra de tal modo importante que cristalizou no panteão dos vultos estelares do cânone universal o nome de Fernão Mendes Pinto, uma das figuras mais extraordinárias de toda a nossa literatura. Editada em 1614, tornou-se logo num sucesso editorial notável, sendo ainda hoje um dos livros portugueses mais traduzidos no mundo. E o caso não é para menos: trata-se de um relato excecional não apenas pelo seu inegável merecimento literário, mas também por constituir um documento histórico de incalculável valor para se conhecer a vida e os costumes dos povos orientais no século XVI, bem como os meandros da presença portuguesa na Ásia, descrita sem condescendências por Fernão Mendes Pinto.

A obra, de 880 páginas, está à venda por 29,99 euros.

Autor:Texto de Rosa Margarida
Artigo anteriorBraga Promove 1ª Edição Do Festival Literário Utopia Em Novembro
Próximo artigoTito Paris: 40 Anos De Carreira Celebrados Nos Coliseus

Leave a Reply