“Férias com desconto para dar a volta à sua cabeça” é a nova campanha da BTL, que promete surpreender os visitantes com descontos exclusivos e campanhas promocionais de férias. Durante o fim-de-semana, os visitantes beneficiam de descontos nas campanhas de reservas antecipadas e na compra de viagens e de alojamento, junto de centenas de expositores, com promoções que podem chegar aos 70%. Além de acesso a aconselhamento especializado e ao melhor que cada região tem para oferecer, ao nível de alojamento, experiências e gastronomia.
Este ano, o certame vai ocupar três pavilhões, sendo o primeiro dedicado às entidades de promoção do turismo nacionais, o Pavilhão 2 aos municípios, alojamento, serviços e gastronomia, e o Pavilhão 3 à área internacional com operadores, distribuidores, animações e serviços.
O que vai poder encontrar em cada um? O C&H deixa-lhe aqui uma breve apresentação do que o visitante vai poder encontrar.
- Destinos Nacionais
- Destinos Internacionais
- Animação & Cultura
- Alojamento
- Transportes
- Operadores & Agentes de Viagens
Destinos Nacionais
No Pavilhão dedicado aos destinos nacionais e respetivas regiões de turismo podemos encontrar o Norte, o Turismo do Centro, Turismo do Ribatejo e Alentejo, Região de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo (RTLVT), Algarve, Açores e Madeira, para além do Turismo de Portugal.
Começamos a Norte, com a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte, que vai apresentar a nova Plataforma web das “Aldeias de Portugal” , vai realizar degustações de produtos regionais, mostras de artesanato, apresentar vários momentos de animação etnográfica e dar a conhecer novos produtos turísticos.
Aqui, destaque para Guimarães, que no dia 15, pelas 14h00 vai apresentar a 4ª edição da Feira Afonsina.
Também a ADRIL – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Lima, vai apresentar a Rota dos Gigantes do Vale do Lima e o potencial turístico dos quatro Concelhos que a integram: Ponte da Barca (o Navegador), Ponte de Lima (O Santo), Viana do Castelo (o Descobridor) e Arcos de Valdevez (o Inventor), revisitando os locais de onde procedem 4 ilustres da História universal que projectaram Portugal nos 4 Continentes.
No domingo, pelas 15h00, decorrerá uma prova de Vinho Verde e degustação de produtos de excelência Valdelima, Minhofumeiro e Chocolates Pedras do Lima, seguindo-se a atuação do Rancho da Casa do Concelho de Ponte de Lima que “convidará os visitantes a festejarem com “Viras, chulas e Canas Verdes”.
O Turismo do Centro apresenta-se na FIL com um stand com 486 m2, e que vai acolher balcões de negócio, um lounge onde vão decorrer showcookings e provas vínicas e várias apresentações, quer de hotéis da região, como de equipamentos culturais e parques, como por exemplo o Portugal dos Pequenitos, a empresa de promoção turística Histórias do Centro, ou a Universidade de Coimbra.
As praias, grutas, as rotas turísticas (Templários) e o Turismo Religioso – Fátima são outros pontos de atracção a realçar.
Em destaque vai estar a instalação artística “Umbrella Sky Project”- no âmbito da promoção do evento AgitÁgueda 2014.
Para cativar e agradar os visitantes vai haver provas de produtos regionais (queijos, vinhos, enchidos e doçaria), mostras de artesanato, animação desportiva e musical, entre muitas outras coisas, uma vez que esta região é das mais diversificadas do país. E ainda passatempos e promoções.
Na zona Centro destaque para a Nazaré, que vai “dar continuidade à divulgação e promoção da Nazaré enquanto destino de férias, juntando a imagem das ondas grandes da Praia do Norte, com a qual a marca Nazaré tem ganhado projeção mundial, sobretudo após a proeza do surfista Garrett McNamara, que surfou na praia do norte a maior onda de sempre (2011”. No sábado, vai haver uma amostra etnográfica, com a exibição do Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré.
De realçar também a presença das Aldeias do Xisto, que apresentam novo site e lançam a 2.ª edição do guia Aldeias do Xisto – A descoberta começa aqui” assim como o passatempo que oferece uma noite de estadia grátis para duas pessoas, showcookings e uma mesa redonda.
Pela primeira vez presente na feira num stand único, o Turismo da Região de Lisboa, com 500 m2, vai desenvolver um conjunto de iniciativas de animação e divulgação ao encargo dos diversos municípios, de Palmela a Oeiras, passando pelo Barreiro, Montijo, Sintra, Lisboa ou Vila Franca.
Provas de vinhos (Palmela, Colares e CVR por exemplo) e produtos gastronómicos, mostra de produtos artesanais, atuações musicais e sorteios são algumas das atividades que esperam quem por aqui passar.
Também num só stand, com cerca de 600m2 vão estar o Ribatejo e o Alentejo, que pretendem promover em conjunto “a excelência da oferta turística dos dois destinos”, com a ajuda de 18 empresas e 29 autarquias.
Durante a feira vai ser possível conhecer a vasta e diversificada oferta turística das duas regiões, assistir a apresentações de projetos, eventos, lançamentos, animações culturais e musicais, e participar em degustações e provas de vinhos.
Em destaque vai estar o desfile de Cante Alentejano, candidato a Património Imaterial da Humanidade – agendado para 15 de Março às 14h00.
Tróia é um destinos em destaque, é nesta secção que vão estar hotéis como o Tróia Resort.
O Algarve vai apostar na Gastronomia e nos vinhos, com demonstrações culinárias feitas por chefes convidados e degustações de vinhos.
“No total, serão três sessões dedicadas à cozinha regional sob o mote da dieta mediterrânica, classificada como Património Imaterial da Humanidade. De 12 a 14, os protagonistas à mesa serão o pão e o azeite, os vinhos e os doces e frutos secos. Eles vão integrar as confecções previamente preparadas pelos chefes Louis Anjos (Suites Alba Resort), Tiago Bonito (Vilalara Thalassa Resort) e José Pinheiro (Eira do Mel)”.
Na feira vai ser lançada a Rota de Vinhos, em parceria com a Comissão Vitivinícola do Algarve, um novo site e vai ter lugar a iniciativa “Algarve Convida”, com 20 expositores profissionais que vão fazer fazer venda direta de pacotes de férias a preços especiais que podem atingir os 40 por cento de desconto.
Durante a feira vai ser possível fazer escalada numa parece montada para o efeito, assistir a conferencias temáticas; vai ser dado a conhecer o calendário de animação turística através da figuração com trajes alusivos às festas; momentos de degustação de iguarias típicas da gastronomia madeirense, com provas de vinho Madeira; e a realização de passatempos.
Também os Açores, um dos destinos convidados deste ano, vão ter um stand renovado, onde vão estar presentes operadores e parceiros e com uma programação que a organização promete muito diversificada e cheia de surpresas. Degustações de produtos regionais, apresentações de produtos e atracções turísticas, como provas desportivas, Natureza e Cultura e animação etnográfica, são algumas das ofertas que o visitante pode encontrar.
O Turismo de Portugal apresenta-se com o tema “Portugal é feito de todos nós”, que tem como objetvo motivar e mobilizar os portugueses em torno do Destino Portugal.
Durante a feira, será construído um mapa humanizado de Portugal a partir de fotografias dos visitantes do stand que serão também convidados a gravar um vídeo no “Convocódromo”, onde convocam um amigo ou familiar para visitar Portugal. Diariamente será premiado o vídeo mais original.
Ao longo da feira, os alunos e formadores das Escolas de Hotelaria e Turismo vão dar a provar aos visitantes alguns dos sabores mais apreciados da gastronomia portuguesa.