Abre-se a página e o cavalo galopa, noutra um gato salta, ainda noutra um macaco atira-se de galho em galho e uma borboleta bate as asas. As imagens mexem-se como se estivessem num pequeno ecrã e nós não temos de fazer mais nada do que abrir a página. A técnica chama-se scanimation e faz com que as ilustrações de um livro pareçam pequenos vídeos. O livro onde elas estão chama-se Galope!, é um bestseller mundial e é a grande aposta de uma editora que chegou este ano ao mercado.
Dirigido a um público entre os três e os cinco anos, Galope!, de Rufus Butler Seder, teve uma tiragem inicial de 20 mil exemplares (em Portugal, uma primeira edição anda à volta dos cinco mil).
O autor, Rufus Butler Seder, é realizador de cinema, inventor e artista óptico. Reside nos EUA e desenvolve brinquedos usando tecnologias inventadas por si. A ideia de criar este livro nasceu de uma das suas invenções, um mural feito de tijolos de vidro que parecem ganhar vida à medida que o observador passa por eles. No caso deste livro, a imagem que é impressa tem seis frames interpostas, e quando se puxa a página puxa-se também uma película de plástico com tiras pretas que vão revelando cada frame.
O livro tem 24 páginas e até Agosto de 2010 tem um preço fixo de 14,99 euros.
Por Cristina Alves
Parabéns pela publicação. Muito lindo e com texto muito agradável.Quero saber se já há outros, e, quais são pois desejo comprar outros livros com essa técnica.
Bom dia Sandra, pode acompanhar os lançamentos da Booksmile através do site da editora. O C&H já teve com outros livros de scanimation nas mãos, da mesma colecção, mas não sabe quando vão ser publicados no nosso país.
Obrigada pelo seu comentário.