Dia 15 de maio é o dia da cidade das Caldas da Rainha, anualmente marcado por um programa repleto de cultura e espectáculos, conhecido como as Festas da Cidade.
O programa começa na noite de 14 para 15 de maio com o habitual concerto de entrada livre e aberto a todos os que queiram visitar a cidade neste dia. Este ano, conta com a presença dos Amor Electro na Avenida 1º de Maio seguido de fogo-de-artifício no local do concerto.
Do outro lado da cidade está prevista mais uma festa de valorização da vertente da regeneração urbana e da capacidade criativa típica da cidade. O Município voltou a autorizar a utilização de um ex-espaço fabril para o momento. A Associação Destino Caldas vai assim a revitalizar o local por uma noite. O espaço escolhido é a antiga fábrica Bordallo Pinheiro na Rua Rafael Bordalo Pinheiro ao lado do Parque D. Carlos I. Na última edição também foi realizada uma festa neste contexto contudo foi nas instalações da antiga fábrica Secla.
O Remember Green Hill é o nome do evento este ano que consiste numa acção de regeneração urbana que combina a identidade industrial do pavilhão mantendo as suas características fabris. Fornos e moldes em tempos utilizados incorporados num design contemporâneo é a ideia que Nicola Henriques tem para este projecto. O objectivo passa por pegar num espaço sem utilização e atribuir-lhe um novo conceito de uso, tal como já acontece em outros espaços da cidade.
A importância desta noite prende-se com o facto de comemorar mais um dia da cidade mas também por recordar uma discoteca que em tempos foi das mais conhecidas em Portugal, a discoteca Green Hill.
O programa não fica por aqui, o dia 15 de maio começa com uma missa solene, entrega de medalhas de mérito municipal, homenagens à Rainha D. Leonor, entre outras actividades ao longo de todo o dia. Entre os quais, encontra-se a aguardada apresentação da peça Auto de S. Martinho no Largo Rainha D. Leonor – a mesma que havia sido apresentada à Rainha D. Leonor em 1504. O Teatro da Rainha é a companhia responsável por esta actuação que irá decorrer em frente ao Hospital Termal – um dos lugares mais histórico da cidade.
Da parte da tarde será inaugurado o Museu Leopoldo de Almeida, escultor de enumeras obras no período do Estado Novo e que fez parte da segunda geração de artistas modernistas portugueses. A escultura do Padrão dos Descobrimentos, da estátua de Calouste Gulbenkian em Lisboa, e da estátua de Ramalho Ortigão no Parque das Caldas da Rainha são algumas das suas obras mais conhecidas.
Este é o programa de entrada livre em Caldas da Rainha para 14 e 15 de maio.