A partir de hoje, os visitantes do Palácio Nacional da Ajuda dispõe de mais um espaço para conhecer e visitar – a Capela Privada da Rainha D. Maria I.
Encerrada durante várias décadas, a Capela da Rainha Maria Pia, construída em 1897 a partir do traço do Arquitecto Ventura Terra, foi agora reaberta após alvo de uma “rigorosa” intervenção de conservação e restauro e respectiva reconstituição histórica, com o apoio da Fundação Millenium BCP.
Neste espaço vão estar patentes pinturas de mestres italianos dos séculos XVII e XVIII, escultura, alfaias religiosas, a Santa Face de El Greco, única obra deste pintor no nosso país, pela primeira vez em exibição ao público, e ainda, uma pintura a óleo sobre tela, representando a Virgem com o Menino, da autoria do pintor Veloso Salgado, datada de 1897.
A Capela fica na zona Poente do Piso Térreo, a par de outras divisões outrora pertencentes e mandadas construir pela Rainha D. Maria Pia. Com um estilo neo-medieval, destacam-se aqui os vitrais heráldicos, o teto em madeira de carvalho e as paredes cor de tijolo, decoradas com estrelas douradas de cinco pontas (símbolo mariano, uma vez que o orago da capela é Nossa Senhora). Com um ambiente típico para o recolhimento e oração, a capela dispõe apenas de iluminação natural (filtrada pelos vitrais) e por velas.
A visita à Capela está inserida no percurso de visita do Palácio, e pode ser feita de quinta a terça-feira, das 10h00 às 18h00, e os bilhetes de entrada no Palácio custam 5 euros.
Texto de Elsa Furtado Foto PNA