O Grande Auditório da Culturgest abre as suas portas à música de Cabo Verde, com o concerto Kachupada, de Carmen Souza, no próximo dia 17 de janeiro pelas 21h30.
A voz inconfundível de Carmen Souza é acompanhada por Theo Pas’Cal no contrabaixo, Elias Kakomanolis nas percussões e Ben Burrell ao piano.
Carmen Souza nasceu em Lisboa (1981) no seio de uma família cabo-verdiana, e cresceu a falar crioulo e português. Autodidata, cantou num grupo português de gospel, e aos 17 anos foi descoberta pelo baixista Theo Pas’Cal, que se tornou no seu produtor e mentor.
Dona de um timbre e técnica vocal únicos e de uma grande amplitude de voz, vai buscar as suas raízes à cultura cabo-verdiana, mas também aos ritmos tradicionais africanos ou ao jazz (tem-se apresentado em alguns dos mais reputados festivais de jazz internacionais).
Carmen Souza tem feito digressões pela Europa, Estados Unidos, África, Japão ou Coreia, com atuações louvadas pela crítica e recebidas com entusiasmo pelo público. Na sua carreira fulgurante, gravou já seis discos, o último dos quais, Kachupada, está na base do concerto que leva ao auditório da Culturgest.
Os bilhetes já se encontram à venda e o preço varia entre os 5 euros (até aos 30 anos) e os 14 euros.
Texto de Susana Sena Lopes