No dia 25 de abril, a Casa da Memória de Guimarães abre as portas para comemorar o seu 8º aniversário. Este evento promete um dia repleto de atividades para todas as idades, celebrando não apenas o aniversário da Casa, mas também os valores de Liberdade e Cultura que Abril simboliza.
A partir das 10h00, os visitantes serão convidados a participar na oficina de olaria “Histórias de Cântaros e Cantarinhas”. Orientada pelas mãos de Maria Fernanda Braga, esta oficina oferecerá a oportunidade de moldar pequenas peças de barro vermelho, inspiradas nas Cantarinhas dos Namorados, e adorná-las com mica branca polvilhada. Esta atividade será realizada na Sala Pátria da Casa da Memória e repetida às 15h30 e 17h00.
Logo em seguida, às 10h30 e às 12h15, o espaço Repositório da Casa receberá a oficina “Casca-Miolo”, proporcionando uma imersão sensorial única. Nesta experiência, os participantes serão transportados para o interior de uma semente, onde a música, os objetos transformados em instrumentos e as histórias transportam-nos para onde conseguirmos imaginar.
Com o aproximar do fim da manhã, os visitantes terão a oportunidade de explorar a criatividade na oficina de criação de zines (ou fanzines), a partir das 11h30, repetindo-se às 14h30 e 15h30. Os participantes aprenderão a arte da autoedição, criando os seus próprios livrinhos sobre os mais diversos temas, desde banda desenhada, à música punk, ficção científica, poesia ou ilustração.
Às 11h30 e 14h30, a festa expandir-se-á para a Praça Heróis da Fundação, onde a Trupe Fandanga apresentará o espetáculo de marionetas Qubim, um espetáculo de marionetas intimista em que as coisas são o que são até deixarem de o ser.
Ao longo de toda a tarde, os participantes das turmas das Oficinas do Teatro Oficina (OTO) juntam-se ao espaço expositivo da Casa da Memória com leituras de textos e poemas, criando momentos de poesia para todos os presentes.
Às 16h30, o Repositório da Casa dará lugar à oficina “Voz Alta”, conduzida por Letícia Moro. Nesta atividade, os participantes vão explorar técnicas vocais e escrita criativa, utilizando as palavras como instrumento de expressão e resistência, numa homenagem aos 50 anos do 25 de abril.
Para encerrar o dia, o Pátio da Casa será palco de um concerto das CRUA, onde seis mulheres vão cantar e dançar ao ritmo do repertório tradicional ibérico. Com uma combinação única de instrumentos tradicionais e vocais envolventes, este concerto promete ser uma celebração inesquecível de abril e da cultura portuguesa.
Ao longo de todo o dia, os visitantes também terão a oportunidade de participar na oficina “Cartazes de Abril” e explorar a exposição permanente da Casa da Memória, que oferece uma visão fascinante da história e cultura.
O acesso a todas as atividades do programa referido é gratuito, mediante levantamento de bilhete durante a hora anterior ao início da atividade.