Casa da Música acolhe Ciclo de Concertos Futurismos 2013

futurismosA Casa da Música, no Porto, tem a decorrer o ciclo de concertos Futurismus 2013, que tem como ponto de partida o legado do Movimento Futurista italiano, lançado por Marinetti em 1909, e “o que da sua apologia violenta e profética faz actualmente parte da nossa civilização e da forma de hoje se fazer e pensar a arte.”

Futurismus 2013 inclui uma seleção de obras do reportório que de alguma forma se insere na estética e ideologias futurista, e também criações contemporâneas, algumas delas encomendadas pela Casa da Música a compositores que integram na sua linguagem a componente electroacústica.

O ciclo Futurismus 2013 inclui peças históricas do repertório como “Ballet Mécanique” de Georges Antheil, com a projecção do filme de Fernand Leger acompanhada ao vivo pelo Drumming ­? Grupo de Percussão, “Ionisation” de Varèse, e o interlúdio para percussão de “O nariz”, de Chostakovitch, para além das criações de referência do Construtivismo russo de Mosolov e Prokofieff.

A criação contemporânea inclui uma nova encomenda ao consagrado Tristan Murail, estreias de obras para ensemble e electrónica de Oscar Bianchi e Wolfgang Mitterer e um concerto pelo Coro Casa da Música, com uma nova obra para coro e electrónica de Carlos Caires sobre O Manifesto Anti­?Dantas de Almada Negreiros.

O próximo concerto deste ciclo é já no dia 23 de novembro, pelas 18h00, e intitula­-se Música de Máquinas, pela Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e direção musical de Peter Rundel, Nesta data tem também lugar, às 21h30, “Future Rocks / Serviço Educativo”, uma criação da Academia Valentim de Cravalho com direção artística de  Luís Ribeiro (coordenação), Pedro Pereira, Sérgio Marques, Tiago Oliveira e Tomás Marques.

Dia 24 de Novembro, pelas 18h00, segue­se “Manifesto Futurista”, pelo Coro da Casa da Música, com direção musical de Paul Hillier.

“Ballet Mécanique /Cine­Concerto” é a proposta para o dia 26 de novembro, pelas 21h00, interpretado pelo Drumming – Grupo de Percussão e com direção musical de Georges­Elie Octors. No mesmo dia, pelas 21h00, tem lugar a performance musical “Inside Music Machine”.

O preço dos bilhetes e o programa completo do ciclo Futurismus 2013 está disponível aqui.

Texto de Susana Sena Lopes
Artigo anteriorDiz-me o que vestes, dir-te-ei o que cantas – Hard Rock Couture
Próximo artigoGaleria de São Sebastião apresenta exposição de Máscaras e Rituais do Douro e Trás-os-Montes

Leave a Reply