A editora A Casa das Letras lançou esta semana Lou Reed: o Rei de Nova Iorque, a biografia do músico, escrita pelo jornalista e crítico musical da Rolling Stone, Will Hermes. O livro promete mergulhar fundo na personalidade complexa de Lou Reed, traçando o perfil de um génio contraditório.
Lou Reed, uma das figuras mais influentes da música contemporânea, foi coroado “O Rei de Nova Iorque” por David Bowie, durante a celebração do 50º aniversário do britânico, que o teve como convidado especial. Esta reverência de Bowie, admirador de Reed, é apenas uma das várias demonstrações de respeito pela profunda marca deixada por Reed no cenário musical global. Como Michael Stipe, dos REM, afirmou: “Cada filho do século XXI que não seja retrógrado deve a Lou Reed um momento de reflexão e agradecimento.”
A biografia reconstrói as várias facetas da vida de Reed, desde os seus primeiros anos na Factory, ao lado de Andy Warhol, até o sucesso e as turbulências com os Velvet Underground e a carreira a solo. Hermes explora também a paixão de Reed pela literatura e o jazz de Ornette Coleman, os excessos da sua vida pessoal e a sua amizade com figuras como Warhol e Bowie. A obra aborda, ainda, a sua relação com a transgénero Rache Humphreys, e revela um autor pioneiro que ousou trazer temas como violência doméstica, toxicodependência, sexualidade não-binária e os desafios da vida adulta para a música popular – questões que, na época, estavam bem longe de serem discutidas abertamente.
Lou Reed, ao longo da sua vida, batalhou com os seus demónios interiores, mas foi também uma pessoa de uma lealdade, ternura e generosidade imensas para com aqueles que lhe estavam próximos. O livro de Will Hermes é uma homenagem a esse lado humano do músico, mas também uma imersão no impacto cultural que ele causou, que ressoou em bandas como Joy Division, Nick Cave e REM, entre muitos outros.
Will Hermes, nascido em Nova Iorque em 1960, é um jornalista e crítico musical, com uma carreira prolífica em publicações como The New York Times, SPIN, Pitchfork, além de ser colaborador da Rolling Stone e da National Public Radio (NPR). Autor de Love Goes to Buildings on Fire: Five Years in New York That Changed Music Forever, Hermes é uma autoridade na cena musical de Nova Iorque, particularmente na década de 1970.
A biografia Lou Reed: o Rei de Nova Iorque promete ser um marco para todos os admiradores do músico, bem como para os aficionados de rock’n’roll que querem entender melhor o legado de uma das figuras mais transgressoras da história da música.