Casa Esgotada Na Altice Arena Para Aplaudir Fernando Daniel

Reportagem de Elsa Furtado (Texto e Fotos)

A noite prometia e a casa também, foi uma Altice Arena esgotada que recebeu Fernando Daniel ontem à noite, para o primeiro concerto de dois, muitos especiais.

Passava pouco das 21h00, a hora marcada, e uma multidão entusiasmada, composta maioritariamente por jovens e muitas crianças, gritava por Fernando Daniel, e o artista surpreendeu.

No palco da Altice Arena, foi instalada uma casa, com sala, cozinha, quarto e até garagem, e foi nesse espaço, que Fernando Mendoza (teclas), Ivo Magalhães (guitarra), Tiago Silva (baixo) e Mike Pestana (bateria), juntamente com o cantor deram início a uma noite memorável.

Simulando uma jam session “na casa de Fernando Daniel”, com “Nós Dois” em versão soft, os músicos deram o arranque para um concerto que durou cerca de duas horas, non stop.

Após este falso arranque, foi ver a casa ganhar vida, e ritmo, de forma vertiginosa, sempre acompanhado pelo público, que sabia as letras das músicas quase todas de cor, não parando de cantar em nenhuma.

“Outra Vez” e “Cair” foram dos primeiros temas da noite, seguidos por “Metade” na companhia da primeira convidada da noite – Beatriz Rosário, seguiu-se “Tal Como Sou” e o entusiasmo do público aumentava gradualmente.

Tema seguinte – nos ecrãs gigantes surgiram imagens de uma bebé lourinha, de olhos azuis – Matilde, a filha de Fernando Daniel, e ouvem-se os primeiros versos de “Prometo”, dedicada a ela, e para cantar com o artista, surge Diego, o seu sobrinho, que já tinha protagonizado um momento muito emotivo numa “Prova Cega” surpresa no programa The Voice Kids, e as luzes dos telemóveis acenderam-se, iluminando a Arena, num ambiente quase estrelar.

A viagem pelos sucessos e pela carreira de Fernando Daniel continuou com “Se Eu”, acompanhado por um quinteto de violinos; seguiu-se “Memória” /”Entre Nós” e depois “Mágoa”, desta vez com um coro na varanda da casa.

E finalmente, foi-se até 1996, ano em que Fernando nasceu, com “When We Are Young”. O artista agradeceu pelo seu percurso e ao The Voice Portugal, programa cuja edição venceu em 1996.

De regresso ao presente, ouve-se “Início, Meio e Fim” do recente V.H.S Vol. 1 e “Raro”.

É a vez de mais um convidado entrar em palco: AGIR e juntos cantam “Sem Ti”, de 2020, do seu segundo álbum Presente.

Depois de “Dona da Razão” é a vez de mais outro grande tema da noite: “Casa”, do último álbum. A que o público reagiu erguendo “cartazes” a dizer: “Vamos fazer do Altice Casa”, e foi em casa que o cantor se sentiu nesta noite, e os fãs também. Um tema que terminou numa chuva de palmas e não só.

Depois de um momento instrumental, às escuras, eis que surge o último convidado da noite, e “Advinhem quem voltou? …” perguntou Fernando Daniel, pois foi, foi um vibrante Carlão que entrou em palco, para “Nada a Perder….”, que o público aplaudiu e acompanhou entusiasmadamente.

E foi em clima de festa que o alinhamento seguiu para “Nada Mais” e o grande sucesso “Voltas”, com toda a gente aos saltos e a cantar.

Faz-se silêncio, as luzes apagam-se, e os músicos retiram-se. O público grita por “Só mais uma” – achando que o concerto tinha acabado, mas não.

Tempo para mudar de roupa e subir, literalmente, no piano, para um dos momentos mais fortes e sentimentais da noite: “Melodia da Saudade” dedicada ao avô.

No final, foi um Fernando Daniel muito emocionado que disse: “Hoje está cá toda a gente, a minha família, o meu avô, os meus amigos, toda a gente!, obrigada a todos… e a vocês, por me terem dado uma das melhores noites da minha vida. Nunca me vou esquecer desta noite!”

E rematou com “Vamos começar como tudo começou.” – e no ar surgiram os acordes de “Espera”:

Eu, já sei quem souE o que fizFoi para bem de mimSou o que não fuiE serei o amanhã a dois

….

E eis que de repente, “bum”, uma chuva de confettis coloridos cai do céu, terminando de forma gloriosa a noite.

Uma noite inesquecível, não só para Fernando Daniel, como também para o seu sobrinho Diego e para as centenas de crianças que estavam na Altice a assistir ao concerto, quem sabe, talvez o primeiro concerto das suas vidas.

Fernando Daniel mostrou porque é um dos artistas preferidos das novas gerações (e não só), arrastando atrás de si multidões.

E é outra multidão que se espera no dia 11 de novembro, na Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, no Porto, que já está esgotada.

Artigo anteriorA Morte Do Corvo Está De Volta Até Ao Fim Do Mês Em Lisboa
Próximo artigoBraga Promove 1ª Edição Do Festival Literário Utopia Em Novembro

Leave a Reply