As fartas e pesadas cabeleiras não parecem atrapalhar os atores. Ainda que camuflados, não perdem agilidade e fazem sair o elaborado texto do mestre do riso. Casado à Força, de Moliere, estreia hoje pela mão da Yellow Star Company no Teatro Thalia em Lisboa.
Dorimena (Patrícia Tavares) é a jovem noiva de Esganarelo (Vítor Norte). O casamento foi acertado entre o noivo e o pai da jovem, Alcantor (José Henrique Neto), porém após encontro com a futura mulher, a dúvida instala-se. Deverá avançar com o enlace?
Esganarelo fala com dois filósofos, um aristotélico e outro cético, Pancrácio e Marfúrio respetivamente, mas dada a conversa vaga de ambos continua sem certezas. Recorre então à crendice popular e pede a duas ciganas que lhe leiam a sina.
O clássico de Molière encontra aqui um excelente elenco e é interpretado com muito humor. O espetáculo conta também com música barroca ao vivo, com a interpretação do violoncelista João Pires.
O texto foi trabalho de Mestrado do encenador Paulo Costa, que agora o apresenta no Teatro Thalia. Uma peça hilariante que ganha ainda mais brilho por ser representado no edifício do século XIX (1820). O espaço que servia de palco às extravagantes festas do Conde de Farrobo foi recentemente restaurado e requalificado. Volta a abrir para receber a comédia francesa.
Casado à Força estreia hoje, 14 de agosto, e vai estar em cena até dia 6 de setembro, de quinta a domingo, às 21h30, no Teatro Thalia (Estrada das Laranjeiras 205).
Conta com Patrícia Tavares, Vítor Norte, João Lagarto, José Henrique Neto, Eduardo Molina e a revelação Tiago Costa no elenco.
Os bilhetes encontram-se à venda nos locais habituais e custam 12 euros.
Reportagem de Tânia Fernandes