Como já vem sendo tradição nos últimos anos, grande parte dos museus e palácios nacionais, à semelhança de outros museus europeus, vão estar abertos depois das 18h00, com muitas atividades e entrada gratuita. São vários os equipamentos culturais, de norte a sul do país, que aderem a esta iniciativa, com cerca de 140 atividades.
O Museu de Santa Maria apresenta a exposição Álvaro Cunhal – Vida, Pensamento e Luta: exemplo que se projeta na atualidade e no futuro, composta por 17 painéis e documentação de Álvaro Cunhal; e em S. Jorge , destaque para as mostras O Espírito do Lugar, da autoria de Rainer Hellberg, e Tecelagem de São Jorge – Entre Colcha.
O Museu do Pico apresenta o projeto de voluntariado From Kibera With Love, realizado por Marta Baeta para ajudar crianças e jovens do Quénia e na Graciosa há visitas guiadas ao museu local. O Museu Carlos Machado abre as portas do Núcleo de Arte Sacra (Igreja do Colégio), entre as 20h00 e as 24h00, para a realização, em colaboração com o Conservatório Regional de Ponta Delgada.
Em Lisboa as atividades são muitas, com destaque para a zona de Belém, onde decorre o Belém Art Fest, no Museu Nacional de Arqueologia, Mosteiro dos Jerónimos e Museu Berardo, e para o Palácio Nacional da Ajuda, com entrada gratuita.
Na zona da Madragoa, o Museu da Marioneta além das visitas tem também espetáculos de marionetas, com entrada gratuita.
Na zona do Príncipe Real o Museu de História Natural – MUHNAC perlonga o horário do Mercado no Museu até às 20h00 e recebe às 19h00 Branca Edmée Marques, colaboradora de Marie Curie e professora de Química, responsável pela investigação em radioquímica na Faculdade de Ciências nas décadas de 40 a 70, para uma visita dramatizada pelos espaços e instrumentos do Museu. Para além disso até às 21h00 os visitantes podem fazer visitas livres ao Laboratorio Chimico, um magnífico espaço do séc. XVIII.
Na Amadora, o Museu Municipal de Arqueologia mostra a época romana na Amadora, com a inauguração da exposição O Moinho do Castelinho.
Em Sintra, toda a Vila ela própria um museu natural, destaque para a 1ª edição da Feira de Minerais em Sintra, no Museu de História Natural de Sintra, que decorre nos dias 16, 17 e 18 de maio, com entrada gratuita, hoje aberta até às 24h00.
Ainda em destaque o primeiro aniversário do MU.SA, com a inauguração de várias exposições, atividades para os mais pequenos; animação no exterior/interior do MU.SA com 4 Welcome Performers; at night, Live Act com o DJ Nuno Ramos e a VJ da FRRA das 22h00 às 2h00. Tudo com entrada gratuita.
Também o Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, a casa Museu Anjos Teixeira, o Museu Ferreira de Castro, a Casa-Museu Leal da Câmara vão ter várias atividades, com entrada gratuita.
Em Oeiras as atividades decorrem na Fábrica da Pólvora de Barcarena e têm entrada gratuita, e incluem uma visita à exposição A Azulejaria da Fábrica da Pólvora de Barcarena, orientada por José Meco; e à noite o Recital Serenada Concert, com obras de de J. Haydn, H. Wieniswski, P. Christoskov, Cl. Debussy, G. Holst e G. Gershwin, por solistas da OCCO – Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, no Local: Museu da Pólvora Negra.
Em Cascais vai ser exibido hoje o filme Raul Lino – Livre Como o Cipreste, na Casa de Santa Maria, das 20h30 às 22h00, Entre as 15h00 e as 17h00, vai ser possível subir ao Farol de Santa Marta e às 22h00 o Farol Museu de Santa Marta é palco da palestra “A Luz dos Faróis – da antiguidade aos nossos dias”, com o comandante Rui Sá Leal.
Em Plamela, o Castelo de Palmela promove a atividade Copistas e Iluminadores da Ordem de Santiago, a decorrer entre as 21h30 e as 23h00, na Igreja de Santiago.
Os Museus de Évora, o Museu de Aveiro, Museu da Guarda e a Fundação de Serralves apresentam também uma rica programação, com visitas guiadas, concertos e entradas gratuitas.
A Noite Europeia dos Museus foi criada pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação em 2005 para atrair novos públicos aos museus.
Por Elsa Furtado
Fotos C&H