A Igreja do Salvador, em Évora, acolhe a partir do dia 12 de março a exposição A Cenografia Barroca e as Imagens de Vestir, organizada pela Direção Regional de Cultura do Alentejo – Museu de Évora, com o apoio do Cabido da Sé de Évora e Paróquia de Santo Antão.
Esta mostra reúne alguma da produção de imaginária do século XVII, XVIII e XIX , ligada inicialmente a uma religiosidade em que o culto das imagens desempenhava um importante papel, nomeadamente as imagens de roca, de vestir e articuladas, que possibilitavam a mudança de vestes, gestos ou encenações, tão características da época barroca. Estas imagens tornaram-se dominantes no panorama deste tipo de imagens, e possuíam a vantagem, comparativamente com as imagens de vulto (esculpidas e com as roupagens e mantos normalmente estofados) de serem consideravelmente mais leves – o que facilitava o seu transporte – e mais baratas.
Muitas destas imagens tinham um caráter popular, nas quais a liberdade do artista se manifesta. Eram ainda testemunhos de uma produção seriada, apta a servir um vasto leque de hipóteses funcionais e de representações.
A exposição A Cenografia Barroca e as Imagens de Vestir tem entrada livre e pode ser visitada até dia 30 de abril, de terça a sexta – feira, das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h. Ao sábado o horário de visita é das 11h00 às 13h00 e das 15h00 às 17h00.
Texto de Susana Sena Lopes