Nós na Luz Reconquistada, com pinturas de Mário Vitória, é a mostra que está patente ao público desde o passado sábado, dia 15, no Centro de Artes de Sines.
A estrutura desta exposição em Sines é, nas palavras do pintor de Coimbra: desenhada pela “natureza física e simbólica do ‘lugar’”.
Poderemos ver obras de grande escala, como o “Apocalipse e o Rapto da Europa”, descobrir pinturas do projeto “Naturezas Assassinas” e ver obras da série “Mar Português”.
Sobre o que o público pode encontrar na exposição, diz o pintor: “Assim, nesta exposição que podemos denominar de “à beira mar” observam-se reflexos de uma vontade de Liberdade. Quem a visitar descobrirá sátiras, metáforas e alegorias. São vontades, “arte/dvertências” algumas fortes, outras mais apaziguadoras. Manchas e traços que procuram corresponder-se com um hino sobre a dignidade humana, à beira mar, não só por uma proximidade espacial com o mar, agora em Sines, mas também pela vontade esperançosa, poética e interventiva de uma cultura que Será Depois de Sebastião.”
A exposição vai ficar patente ao público em Sines até dia 18 de janeiro, e pode ser visitada gratuitamente todos os dias, entre as 14h00 e as 20h00.
Texto de Mariana Ferreira Machado