Coleção Peggy Guggenheim Anunciou Exposições Para 2014

guggenheim_01A Coleção Peggy Guggenheim, em Veneza, anuncia para 2014 a 4ª exposição da série Themes & Variations, seguida da apresentação de uma coleção privada com obras do período do Maneirismo ao Surrealismo e uma homenagem a Azimut/h no final do ano.

The Empire of Light é a exposição que inaugura a 1 de fevereiro no Peggy Guggenheim, onde fica patente até dia 14 de abril. Com curadoria de Luca Massimo Barbero, é mais uma intervenção no âmbito da Themes & Variations, que tem levado este museu a explorar um tema e as suas variações. O tema de 2014 é a luz, o que vai levar os visitantes a uma sequencia de diálogos entre trabalhos de artistas de diferentes gerações. De Matisse a Basilici, de Fontana a Kapoor, de Degas a Rothko e de Richter a Sugimoto. Esta exposição inclui, na última galeria, um tributo a Fausto Melotti (1901-1986).

Durante o verão, o museu recebe uma importante coleção privada da Suiça, constituída por mais de uma centena de pinturas, esculturas e peças de arte decorativa. For Your Eyes Only. A Private Collection, from Mannerism to Surrealism vai poder ser vista no palácio Peggy Guggenheim de 24 de maio a 31 de agosto. Contara com peças de Arcimboldo, Böcklin, Brauner, Brueghel the Elder, de Chirico, Dalí, Ernst, Fuseli, Magritte, Man Ray, Moreau, Warhol, entre outros.

O ano termina com uma homenagem a Azimut/h, nome de uma galeria de arte e corrente iniciada em  1959 por Piero Manzoni e Enrico Castellani. AZIMUT/H. Continuity and the New inaugura a 20 de setembro e fica patente até19 de janeiro de 2015. Tem curadoria de Luca Massimo Barbero e incidirá sobre a cena artística do final dos anos 50 e início dos anos 60.

A Coleção Peggy Guggenheim, em Veneza, pode ser visitada diariamente entre as 10h00 e as 18h00. Encerra às terças-feiras. O bilhete de acesso custa 14 euros (descontos para crianças, séniores, entre outros).

Texto de Tânia Fernandes

Artigo anteriorMúsico Filipe Pinto lança projeto de educação ambiental
Próximo artigoMonsaraz recebe exposição Janelas do Alentejo de Carlos Figueira

Leave a Reply