O Teatro Carlos Alberto, no Porto, apresenta entre 1 e 4 de fevereiro as peças A Mina e o novo Tribunal Mina, sobre as memórias dos mineiros de São Pedro da Cova, numa produção do teatro documental Hotel Europa.
Depois de ter estreado A Mina (2022), baseada em histórias sobre a mina de carvão de São Pedro da Cova e a vida dos seus mineiros, a Companhia Hotel Europa decidiu escavar mais fundo e criou uma segunda peça: Tribunal Mina (2023). Uma obra sobre os problemas ambientais provocados pela deposição nas antigas galerias, em 2001, de toneladas de resíduos tóxicos provenientes da Siderurgia Nacional e ainda hoje não totalmente removidos.
As duas peças podem ser vistas no Teatro Carlos Alberto separadamente, ou em conjunto numa sessão única.
Com direção artística de André Amálio e Teresa Havlí?ková, A Mina e o novo Tribunal Mina são interpretados por habitantes de São Pedro da Cova, que partilham com o público as suas histórias de vida e das suas famílias. A interpretação e cocriação é de Carla Pontes Monteiro, Daniela Aguiar, Daniel Marques, Daniel Vieira, Florinda Santos Sousa, Guilhermino Monteiro, Helena Gomes, Inês Salselas, José Gaspar Ferreira, José Sousa, Luna Pacheco, Maria dos Santos Vicente, Maria Gama, Mário Sá, Patrícia Lima, Rodrigo Queirós, Serafim Ramos.
A Mina sobe a palco no dia 2 de fevereiro, sexta-feira, às 21h00, e no dia 4, domingo, às 16h00.
A nova criação Tribunal Mina encena um tribunal para o qual são convocados especialistas em crimes ambientais, advogados e juízes, e a população é chamada a testemunhar. O espetáculo concretiza o julgamento que nunca aconteceu, criando uma forma de justiça social através da ação artística. E conta com as interpretações de Alexandra Ramos, Ana Santos, Carla Pontes Monteiro, Cláudia Ramos, Cosme Oliveira, Daniela Aguiar, Daniel Marques, Daniel Vieira, Daniela Sousa, Florinda Santos Sousa, Guilhermino Monteiro, Gustavo Sousa, Helena Gomes, Inês Salselas, José Sousa, Luna Pacheco, Maria dos Santos Vicente, Maria Gama, Patrícia Lima, Rodrigo Queirós, Serafim Ramos, Vanessa Silva.
A peça estará em cena nos dias 1, 3 e 4 de fevereiro. As sessões de quinta-feira e sábado são às 19h00 e a sessão de domingo às 16h00. O preço dos bilhetes varia entre os 5 e os 10 euros.
No dia 4 de fevereiro são apresentados os dois espetáculos, com uma hora de intervalo entre si. Esta sessão dupla tem o custo único de 10 euros.