Medeia é a peça que o Teatro TapaFuros apresenta até 25 de agosto, no MASMO – Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, em Sintra.
A peça é adaptada a partir do texto original do tragediógrafo grego Eurípides, apresentado pela primeira vez em 431 a.C..
A peça conta a estória de Medeia, princesa da Cólquida (atual Geórgia). Medeia que trai o seu reino e pai ao entregar o Velo de Ouro a Jasão. Enamorada, segue-o até à Grécia, onde vive como exilada por dez anos. Em Corinto, Jasão abandona-a para se casar com a filha do rei Creonte, e Medeia, apátrida e ultrajada, considera isso uma ofensa aos deuses.
Medeia jura então vingança ao marido infiel arquitetando para tal um plano monstruoso. E, para “espanto” dos mortais, só é punida com o seu próprio sofrimento, sendo aqui que reside a essência desta tragédia.
As sessões têm lugar na Ágora, a praça central do museu e local de eleição do Mundo Antigo. As sessões realizam-se entre 3 e 25 de agosto, aos sábados e domingos, às 18h00. As reservas podem ser efetuadas por telefone 21 923 86 08 / 96 861 01 05, ou através de e-mail.