Arrancou a contagem decrescente para a quinta edição portuguesa do NOS Primavera Sound, que regressa ao Parque da Cidade do Porto entre os dias 9 e 11 de junho. À semelhança do ano passado, uma semana antes do evento, o NOS Primavera Sound voltou a abrir o conceito do festival aos mais pequenos, proporcionando um dia de concertos para toda a família.
O Mini NOS Primavera Sound ocupou o Parque da Cidade ontem, domingo, 5 de junho, a com espetáculos de Luísa Sobral, They’re Heading West e Benjamim. Para além das actuações, os projectos Noiserv nas tuas Mãos, Crassh Babies, Os jornais do Gepeto, Kids Jam Sessions e OVIS vão oferecer workshops e experiências. Tudo isto com entrada livre.
Os três dias de música começam com Animal Collective, cabeças de cartaz a 9 de junho. No dia seguinte, o destaque vai para Brian Wilson, ex-membro dos Beach Boys, que vai tocar Pet Sounds, o mais importante álbum da banda. Na última noite do festival, o palco será da dupla Air.
9 de junho: Animal Collective, Deerhunter, Julia Holter, Parquet Courts, Sensible Soccers, Sigur Rós, U.S. Girls, Wild Nothing.
10 de junho: Brian Wilson performing Pet Sounds, Beach House, BEAK>, The Black Madonna, Cass McCombs, Destroyer, Dinosaur Jr., Empress Of, Floating Points (live), Freddie Gibbs, Holly Herndon, Kiasmos, Mudhoney, Mueran Humanos, PJ Harvey, Protomartyr, Roosevelt, Savages, Tortoise, White Haus.
11 de junho: Air, Algiers, Autolux, Bardo Pond, Battles, Car Seat Headrest, Chairlift, Drive Like Jehu, Explosions In The Sky, Fort Romeau, Linda Martini, Loop, Manel, Moderat, Neil Michael Hagerty & the Howling Hex, Royal Headaches, Shellac, Titus Andronicus, Ty Segall and The Muggers, Unsane.
Nem Só De Música é Feito o NOS Primavera Sound
Durante três dias, o NOS Primavera Sound promete espetáculos memoráveis a cargo de nomes como Air, Animal Collective, Beach House, Brian Wilson com Pet Sounds, Pj Harvey, Sigur Rós, entre outros. Mas nem só de música será feito o festival.
Na zona da restauração, às presenças habituais no festival, como as emblemáticas Padaria Ribeiro, Casa Guedes, Conga, Lado B ou A Badalhoca, juntam-se, na quinta edição do festival, outras célebres casas da cidade Invicta, como o Snack-bar Gazela, com os afamados “cachorrinhos”, a Chiparia, com as suas irresistíveis batatas fritas belgas, a Fresca Inspiração, com propostas de sopas nutritivas e as saladas frescas, ou o Prazeres da Bairrada, imbatível na arte de bem assar o leitão.
O NOS Primavera Sound vai, igualmente, receber a visita da The Wrepe Van, com sugestões para uma alimentação saudável, dos sabores e texturas do Subenshi, dos apetecíveis crepes e hamburgers do Creperia School Bus, ou dos Vegetas Sobre Rueda s, que trazem de Barcelona alternativas 100% vegetarianas.
Os Douro Boys, à semelhança das últimas edições, vão estar igualmente no recinto com a selecção de alguns dos melhores vinhos da região demarcada do Douro.
Também o Reitoria, vai marcar presença com as focaccias e outros petiscos do menu, num espaço exclusivo na zona de convidados.
Este ano, o festival vai também estrear uma zona dedicada exclusivamente à street food, onde vai ser possível provar as saborosas pizzas do Hand Go, a autenticidade da comida mexicana do La Catrina, as diversas sandes do Vira Lata, os gelados artesanais com sabores tradicionais dos Gelados de Portugal, ou as crocantes patas de calamar da La Rabaneta.
Por sua vez, o Mercado do Primavera vai reunir 22 marcas que vão exibir as suas peças e serviços no festival que, desde a sua primeira edição, aposta na criatividade artística. A quinta edição deste mercado contará com novidades como a roupa masculina de inspiração marítima da Litoral, as singulares pranchas de surf da Feelflows, as elegantes bicicletas da Velo Culture, a irreverência das peças da PORTOBRANDS ou a tradição da Barbearia Porto.
O Mercado do Primavera está aberto ao público das 16h00 às 02h00 durante os três dias do festival.
Os bilhetes diários para o NOS Primavera Sound estão à venda por 55 euros nos locais habituais. Os passes gerais já esgotaram.