O Teatro Nacional de São João (TNSJ) acolhe de 6 a 9 de julho, o espetáculo Cratera, com direção artística de André Braga e Cláudia Figueiredo, da CiRcoLando – Central Elétrica.
«O espetáculo interliga várias linguagens artísticas em torno da temática da terra e da sua ligação às pessoas.»
Cratera retoma a pesquisa iniciada por André Braga e Cláudia Figueiredo em Climas, espetáculo coproduzido pelo Teatro Nacional São João em 2016. No centro deste novo projeto encontram-se as propostas da Geopoética e de autores como Michael Taussig ou David Abram, que trazem o debate das questões ecológicas para um plano mais micro, ligado às pessoas, à sua sensibilidade e imaginário.
Procurando experiências intensas de conexão com a terra, Cratera elegeu a paisagem vulcânica como território de indagação. Por esse motivo, a pesquisa e parte do processo criativo do espetáculo, teve lugar nas ilhas do Fogo e de São Vicente, em Cabo Verde. Com uma forte dimensão transdisciplinar, esta “dramaturgia da paisagem” coloca em relação a dança, o teatro, o som e o vídeo.
A produção conta com as interpretações de Ana Rita Xavier, Gil Mac, Lucília Raimundo, Nuno Barreto e Ramon Lima.
As sessões de quinta-feira e sábado são às 19h00, a sessão de sexta-feira é às 21h00, e a de domingo às 16h00. O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros, e podem ser adquiridos no local e online.