Nº 45: Para Que Serve A Arquitetura?
Claro que esta questão é assumidamente desafiadora: desde que me conheço que sou um apreciador de Arquitetura embora não tenha qualquer formação na área. Admiro a capacidade que um profissional da área tem para equilibrar interesses e necessidades que parecem inconciliáveis: por um lado a vontade do cliente com a necessidade de organização do espaço e dos volumes a cumprir a lei, e por outro a inclusão de uma marca própria com detalhes que dêm a um espaço a capacidade de ser vivenciado. Por isso, em vez da arquitetura de espetáculo, prefiro um estilo minimalista e acolhedor, funcional e com pequenos pormenores que vão dando alma a uma casa, sede de empresa ou recinto cultural.
Vem isto a propósito de três pessoas da área da arquitetura que transpõem para as fotografias das suas contas da rede social Instagram precisamente esta via minimalista: Helena Serrador, Sílvia Bernardino e João Aires Neves.
A primeira publica em @helena_serrador fotografias de natureza (essencialmente árvores), património arquitetónico e obras em construção da sua autoria. Raramente aparece a presença humana. Habitualmente centra-se em pormenores, por vezes vistas gerais captadas com enquadramentos originais. Mostra ter sempre um cuidado especialna composição da imagem.
Três bons exemplos que vale a pena seguir.
Por Óscar Enrech Casaleiro – Comunicador cultural desde 1997, atento à atualidade desde sempre.
N.R.: Esta crónica tem periodicidade quinzenal e é da inteira responsabilidade do seu autor