Os CTT Correios de Portugal vão assinalar os 40 anos sobre o 25 de Abril com uma emissão filatélica de dois selos e um bloco, com fotografias de Eduardo Gageiro e Henri Bureau e a edição do livro 25 de Abril, 40 anos, da autoria de António Costa Pinto.
“A imagem de Salgueiro Maia junto à Praça do Comércio no momento em que o Regimento de Cavalaria 7 adere à revolução, uma das mais icónicas do 25 de Abril” ilustra o primeiro dos dois selos que compõem a emissão filatélica
O primeiro selo tem um valor facial de 0,42 euros, enquanto o segundo, destinado ao correio internacional e que terá um custo de 0,80 euros, apresenta uma fotografia de Henri Bureau, com uma chaimite nos Restauradores rodeada pela população.
Os selos têm um formato de 40 mm X 30,6 mm e as obliterações de primeiro dia poderão ser feitas nos locais habituais.
O Bloco filatélico, que custa 3 euros apresenta várias imagens “e evoca o papel da Revolução dos Cravos na inauguração da chamada terceira fase de democratização na Europa, que inclui também Espanha e Grécia”, apresentando as bandeiras dos três países. A dimensão é de 125mm x 95 mm.
O livro 25 de Abril, 40 anos, do Professor do Instituto de Ciências Socais da Universidade de Lisboa, António Costa Pinto, acompanha os acontecimentos mais relevantes que marcaram a fase de transição para a Democracia, com enfoque no período entre 1974 e 1976, “em que se agudizaram as tensões político-sociais, e durante o qual ocorreu o processo de independência das ex-colónias portuguesas”.
O preço é de 39 euros.
Texto de Catarina Delduque