De 11 a 14 de outubro, a Embaixada da Índia e a Casa de Goa em Portugal irão apresentar diversas actividades culturais em Lisboa, no âmbito da Semana da Cultura Indo-Portuguesa.
Esta iniciativa, que já se tem vindo a realizar em Goa desde 2008 chega agora a Portugal pela primeira vez, trazendo música, dança, fotografia, cinema e gastronomia goesa. As iniciativas vão decorrer em vários pontos da cidade, como o Museu do Oriente, a Fundação Champalimaud, a Cinemateca ou o Fórum LIsboa.
Veja aqui o programa da Semana da Cultura Indo-Portuguesa:
Exposição de Fotografia na Fundação Champalimaud – 12 a 26 de outubro
Apresentando trabalhos de três conhecidos artistas de Goa – Assavri Kulkarni, Sanjeev Sardessai e Pantaleão Fernandes – esta exposição retrata a sociedade, cultura e tradições de Goa.
A inauguração será no dia 12, às 18h00, e a exposição estará patente ao público de segunda a sexta-feira, entre as 8h00 e as 20h00. A entrada é livre.
Concerto de música e danças tradicionais de Goa – 12 de outubro, às 21h00, no Fórum Lisboa
O programa conta com as actuações de Sonia Shirsat e Pravin Gaonkar, do Grupo de dança “Kanta Gaude”, de Goa e do Grupo de dança da Comunidade Hindu de Portugal.
Será ainda lançado um DVD sobre danças tradicionais de Goa, realizado por Nalini Elvino de Sousa, e o CD “Fado Raga”, um disco de música de fusão de inspiração ocidental e indiana, de Sonia Shirsat e Pravin Gaonkar.
Breve Ciclo de Cinema Goês – Dia 12, na Cinemateca Portuguesa
19h00 – Debate sobre cinema goês e português e a sua participação nos festivais de cinema em Portugal e na Índia. Painel: Fernando Vendrell, Paulo Trancoso, Luis Galvão Teles, Rajendra Talak e Prashanti Talpankar
19h30 – Exibição do filme Poltodacho Munis, de Laxmikant Shetgaonkar.
Dia 14, no Museu do Oriente
15h30 – Exibição do filme “Jagoor – O Despertar”, de Sangramsinh Gaikwad.
18h00 – Exibição do filme “Ó Maria”, de Rajendra Talak.
Danças tradicionais de Goa – 3 de Outubro, às 17h00, na Praça do Martim Moniz
Danças tradicionais de Goa, pelo grupo “Kanta Gaude”.
A entrada é livre.
Festival de comida tradicional goesa – 13 de Outubro, às 20h30, no Hotel SANA Lisboa
Texto de Isabel Baptista Foto de Elsa Furtado