A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) promove um “Dia de Portas Abertas” na Rota dos Vinhos Verdes, no dia 7 de setembro, entre às 10h00 e às 19h00, com cerca de uma dezena de quintas da Região abertas ao público para receber visitas e proporcionar provas de Vinho Verde.
O Palácio da Brejoeira, em Monção, “grandiosa construção em estilo neoclássico, do início do séc. XIX”, onde se cultivam 18 hectares de vinha de casta Alvarinho, apresenta o Programa Património, com visita interior ao Palácio, aos jardins, à adega antiga e à capela e uma prova de Alvarinho, com duração de 45 minutos e um preço de 7,50 euros, por pessoa e ainda o Programa Quinta, com visita ao bosque, à vinha, ao lago e à capela, também com prova de Alvarinho, com um custo de 5 euros, por pessoa, numa visita de cerca de uma hora.
A Quinta da Aveleda, em Penafiel, convida a uma visita guiada pelos jardins, com prova comentada de três vinhos e confeção de pão com chouriço na cozinha velha, com degustação de uva da região, numa visita de cerca de 1h45, com um custo de 10 euros, por adulto e 6 euros, para crianças dos 8 aos 16 anos, com uma prova de sumo para os mais jovens. Pode ainda optar pela visita guiada pelos jardins, com prova comentada, por 6 euros, por pessoa, com entrada grátis para crianças até aos 16 anos. As visitas requerem reserva obrigatória.
Na Quinta da Lixa, em Felgueiras, a Prova Dia de Portas Abertas inclui uma visita ao centro de produção com Verde Honra. Uma atividade gratuita, de cerca de 30 minutos. É possível visitar o centro de produção e participar numa prova de três vinhos, por 5 euros, por pessoa ou ainda, optar pelo almoço brunch no Monverde Wine Experience, este sujeito a reserva, por 23,50 euros, por pessoa.
Em Cabeceiras de Basto, a Casa da Tojeira, abre as suas portas para uma visita à adega, à vinha e à casa da Tojeira, com uma prova de vinhos, numa visita gratuita de cerca de 1h30.
A Prova Dia de Portas Abertas, na Quinta das Arcas, em Valongo, conta com duas caminhadas, uma pelas 10h00, sobre a influência do Xisto no terroir e outra pelas 15h00, sobre as boas práticas ambientais, seguidas de prova de vinhos, ambas gratuitas.
Também em Felgueiras, a Quinta de Maderne apresenta a Prova Dia de Portas Abertas, com visita à adega, passeio pelas vinhas e prova comentada de um vinho, de acesso gratuito. Há ainda a possibilidade de participar na Prova Maderne que incluiu uma visita à adega, um passeio pela vinha e uma prova comentada de três vinhos, pelo preço de 20 euros, por pessoa.
Em Celorico de Basto, a Quinta de Santa Cristina convida a uma visita à adega e prova de um vinho, com participação gratuita.
AQuinta de Soalheiro, em Melgaço, apresenta a Prova Dia de Portas Abertas, com visita à adega, visita panorâmica do Vale de Monção e Melgaço e prova do Soalheiro Clássico, com duração de 1h30 e acesso gratuito. O visitante poderá optar por outro tipo de visitas, já que a Quinta de Soalheiro, apresenta 6 tipos de visita, em diversos horários e com custos variáveis, desde a Visita Pur Terroir à Prova Premium.
A Quinta do Tamariz, em Barcelos, promove uma prova cega de um vinho verde branco e verde rosé, uma prova com desafio de identificação de uma aguardente vínica e uma bagaceira de vinho verde, oferecendo, aos mais novos, a possibilidade de construir um suporte para tachos feito com rolhas de cortiça. Atividades gratuitas.
A Rota dos Vinhos Verdes abrange 49 concelhos no Noroeste de Portugal, nos quais o Vinho Verde serve de mote para partir à descoberta de quintas, adegas, restaurantes, unidades de alojamento e empresas de animação turística que oferecem diversas propostas de actividades e itinerários, proporcionando experiências culturais associadas à temática do vinho.
Veja mais sobre esta iniciativa aqui.