Dia Nacional Da Gastronomia Portuguesa Celebrado A 29 De Maio Em Aveiro

Aveiro vai ser a primeira Capital da Gastronomia no primeiro ano em que se assinala o Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa, que este ano tem lugar a 29 de maio.

A efeméride foi aprovado por unanimidade na Assembleia da República em 2015 e institui o último domingo de maio de cada ano como Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa, e que inclui uma selecção dos melhores produtos nacionais, demonstrações de cozinha, harmonizações e diversos momentos de animação.

Este ano, as celebrações vão ter lugar no Mercado Manuel Firmino, em Aveiro, que recebe a mostra de produtores portugueses, com exposição e venda de alguns dos mais característicos produtos de Portugal; demonstrações culinárias a cargo da selecção dos Chefes Hélio Loureiro e Luís Lavrador e dos alunos de Escolas de Hotelaria.

Ainda dentro do Mercado, vai ter lugar a exposição Que Se Come E Se Bebe, a criatividade num novo patamar e desafio, e é uma instalação com alimentos que, no final, podem ser degustados.

Os livros também vão estar presentes numa mostra e venda de livros de autores que valorizam ou se inspiram na Gastronomia; e foi lançado um desafio a quatro escritores nacionais, para que dediquem um dia a escrever um conto, mas… deixem que o próximo acrescente um ponto.

Outro desafio aos visitantes vai ser o convite para plantar uma semente, havendo vários vasos e sementes disponíveis para que todos possam plantar e levar para casa para acompanharem o processo de crescimento.

Vai haver ainda um espaço de lazer festivo, adornado pelas toalhas do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa, que pretende promover a convivência e a partilha de sabores.

Também as lojas da cidade de Aveiro foram desafiadas a decorar as suas montras com pormenores alusivos à Gastronomia Nacional.

A organização do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa pretende celebrar a data cada último domingo de maio, em cada ano numa cidade e região diferente, mostrando o que de melhor se faz no nosso país.

 

Autor:Texto de Rosa Margarida
Artigo anteriorMarisa Monte E Carminho Ao Vivo Nos Jardins De Serralves
Próximo artigoOficina Do Livro Publica Jacinta – A Profecia

Leave a Reply