É difícil no dia-a-dia para quem tem doença Celíaca ou é intolerante ao Glúten fazer uma alimentação simples uma vez que alimentos como uma pizza para uma refeição rápida são praticamente inexistentes nos supermercados ou grandes superfícies. Para além disso estranham-se os sabores e as texturas diferentes o que cria uma sensação de insatisfação e até de alguma tristeza perante este facto.
Para colmatar esta falha no mercado, recentemente a Dr. Oetker estabeleceu uma parceria com a Associação Portuguesa de Celíacos (APC). A marca alemã disponibiliza no mercado nacional uma gama de produtos sem glúten constituída pelas pizzas Ristorante Salame Sem Glúten e Ristorante Mozzarella Sem Glúten, cujas embalagens estão identificadas com a imagem da espiga cortada e a menção «gluten free» sendo que estas pizzas fazem parte da lista de produtos reconhecidos pela APC como cumpridores de todos os requisitos compatíveis com uma dieta isenta de glúten.
As pizzas Ristorante Salame Sem Glúten e Ristorante Mozzarella Sem Glúten diferenciam-se da concorrência por terem sido desenvolvidas a partir de produtos naturalmente sem glúten, ou seja, sem sofrerem qualquer processo químico para eliminação desta proteína. Os componentes principais da massa são farinha de arroz, fécula de batata, flocos de batata e proteína de ervilha.
«Há quase 25 anos que a APC desenvolve um importante trabalho de apoio às pessoas intolerantes ao glúten, pelo que acreditamos que esta parceria vem conferir maior credibilidade e diferenciação aos nossos produtos, assim como aumentar a confiança dos consumidores», afirma Filipa Gomes, Trade Marketing Manager da Dr. Oetker Portugal, em comunicado.
Do lado da APC, a parceria é igualmente recebida com entusiasmo: «É galvanizador perceber que as marcas reconhecem o seu papel enquanto credibilizadoras da oferta sem glúten e como veículo de aproximação aos celíacos. Além disso, sendo um dos objetivos principais da APC contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos celíacos, o alargamento da oferta disponível é sempre um motivo de comemoração. A Dr. Oetker é uma marca reconhecida e, por isso, temos a expectativa de que seja uma opção bem acolhida pelos celíacos portugueses», explicou a Presidente, Mafalda Carvalho.
De destacar anda que estas pizzas são produzidas numa fábrica na Alemanha, numa linha dedicada a produtos sem glúten e separada do resto da produção. «A chamada contaminação cruzada é uma preocupação não só dos consumidores, mas também nossa. Com esta linha “independente” reduzimos ao máximo a exposição acidental ao glúten e garantimos um elevado nível de segurança dos nossos produtos», salientou ainda Filipa Gomes.
O universo de seguidores de uma dieta isenta de glúten tem aumentado exponencialmente. Estudos recentes indicam que existam cerca de 1% a 3% de celíacos na população portuguesa e que, entre estes, apenas 10 mil a 15 mil casos estejam diagnosticados. Em paralelo, a crescente preocupação com uma dieta equilibrada tem levado muitas pessoas a procurarem.
As pizzas estão à venda nas grandes superfícies e outros espaços comerciais com um preço que rondas os 4,39 euros cada.