É já hoje, dia 9 de agosto, que o Porto recebe o Entre Margens, projeto de intervenção artística que leva até aos centros históricos de cidades da região do Douro exposições de fotografia complementadas por espetáculos de música, dança, teatro, debates e colóquios.
Promovida pela Fundação Museu do Douro, a iniciativa inaugura hoje, na Avenida dos Aliados., a mostra fotográfica O Douro em Imagens. Patente até 1 de setembro, a exposição inclui trabalhos de Brian Griffin, Daniel Blaufuks, António Pedrosa, João Pedro Marnoto, Gil Sibin, Inês Nogueira Mesquita e Dato Daraselia.
Às imagens, os visitantes podem, através de smartphone, aliar os registos sonoros captados por Tiago Pereira, mentor do projeto A Música Portuguesa a gostar dela própria. Ainda hoje, a baixa do Porto recebe a Fanfarre Electrique, conjunto de seis músicos que, vestidos de cor-de-rosa, prometem animar as ruas da cidade tocando com as suas guitarras temas que vão do gospel aos clássicos do cinema.
Já entre 16 e 19 de agosto, o Museu Soares dos Reis acolhe as comemorações do Dia Mundial da Fotografia. Numa parceria com o Instituto Português de Fotografia, o Entre Margens convida a conferências, workshops, visitas temáticas e espetáculos, tudo com a participação de grandes nomes nacionais e estrangeiros. Ainda em Agosto, e até dia 25, é possível apreciar no Cais de Gaia os trabalhos fotográficos de Chloe Dewe Mathews, Nelson D’Aires, Rebeca Bonjour e João Malaquias.
Depois da Invicta, o Entre Margens ruma ao Peso da Régua, sua última paragem, a 14 de setembro.
Texto de Alexandra Gil