A editora Esfera dos Livros lançou este mês uma nova obra da historiadora e vencedora do Prémio Pessoa em 2007 Irene Flunser Pimentel; o título é Espiões em Portugal durante a II Guerra Mundial e pretende dar a conhecer aos seus leitores os serviços de propaganda e de espionagem que passaram pelo nosso país durante a Segunda Guerra Mundial.
Fá-lo baseado na investigação que levou a cabo, baseada em documentos inéditos e que nos mostra a importância de Portugal como elemento neutro e com uma localização geográfica privilegiada, permitindo negociações políticas, trocas de informações comerciais, financeiras e económicas.
Portugal foi também palco de episódios verdadeiramente novelescos como a tentativa de rapto dos duques de Windsor pelo SS Walter Schellenberg, dos serviços secretos alemães. Por Portugal passaram nomes sonantes da espionagem como o agente duplo Garbo ou o conhecido Tricycle. Também o escritor e agente secreto inglês Ian Lancaster Fleming passou por Portugal e se alojou no Estoril ao serviço do Naval Intelligence Department, e terá sido neste ambiente de guerra e espionagem que se inspirou para criar a figura de James Bond.
Espiões em Portugal durante a II Guerra Mundial, de Irene Flunser Pimentel e com chancela da editora Esfera dos Livros já se encontra à venda nas livrarias nacionais com um preço de venda ao público de 25 euros.
Texto de Joana Resende