Como sugerido pelo nome, o Festival de peças de Um Minuto propõe a apresentação de peças de teatro com a duração de um minuto, tendo como padrinhos nesta versão portuguesa o Nilton e a Filomena Cautela e vai decorrer no Chapitô – ao Castelo de S. Jorge.
Este festival comporta duas fases, a primeira das quais começou ontem e que consiste no envio de textos de possíveis peças de teatro com a duração de um minuto. Este envio deve ser feito através do site da companhia até ao dia 5 de abril, sendo posteriormente avaliados e escolhidos trinta textos. A segunda fase diz respeito precisamente à escolha destes, feita por um júri brasileiro que levará estas peças a serem encenadas pelo grupo de teatro Parlapatões em Lisboa e também em São Paulo. Os padrinhos terão também a responsabilidade de escolher aquele que consideram o melhor texto de entre os trinta já escolhidos pelo júri brasileiro.
Finalmente chegará a fase do público satisfazer a curiosidade e poder assistir às peças, gratuitamente, entre os dias 2 e 12 de maio. Haverá assim a versão brasileira apresentada na primeira semana e que inclui outros textos de edições anteriores do festival no Brasil, e a versão portuguesa apresentada na segunda semana.
Texto de Joana Resende