O Guia Michelin de 2013 para Portugal e Espanha anunciou hoje os vencedores, tendo contemplado 11 restaurantes portugueses com as suas estrelas! Oito restaurantes mantêm a sua estrela, dois conquistaram duas e o Belcanto ganhou a sua primeira estrela.
O destaque dos vencedores nacionais dese ano vai para o restaurante Belcanto, que recebeu a sua primeira estrela. José Avillez e a sua equipa receberam a notícia com grande entusiasmo, tendo o chefe referido que “Esta distinção encheu-nos a todos de orgulho. Agradeço ao Guia Michelin por este reconhecimento. Grande parte da equipa que hoje trabalha comigo já me acompanha há vários anos e estava comigo no Tavares quando, pela primeira vez, tive a honra de receber uma estrela Michelin. Por isso, foi com especial emoção que recebemos esta grande notícia”.
Os restaurantes que mantêm uma estrela Michelin, “Muito bom na sua categoria”, foram Willie’s em Vilamoura, São Gabriel e Henrique Leis, ambos em Almancil, Il Gallo d’Oro no Funchal, Casa da Calçada em Amarante, Fortaleza do Guincho em Cascais, The Yeatman, com o chefe Ricardo Costa, em Vila Nova de Gaia e Feitoria (no hotel Altis Belém), chefiado por José Cordeiro, em Lisboa. Este último, ao saber a notícia, disse que: “Portugal tem motivos de sobra para ter muito orgulho. Temos os peixes, as carnes, os legumes, os vinhos e o melhor país do mundo. É a nossa terra, a quem tudo devemos, a outra parte da nossa família”.
Os restaurantes Arcadas da Capela na Quinta das Lágrimas em Coimbra e Tavares em Lisboa perderam a estrela Michelin arrecadada em 2012.
Texto de Joana Resende Fotos de arquivo C&H Elsa Furtado