Alice No País das Maravilhas e Alice do Outro Lado do Espelho são as duas obras da autoria de Lewis Carroll, que as Publicações Europa-América reeditam agora, por ocasião do lançamento do filme de Tim Burton, com ilustrações originais de John Tenniel.
Alice no País das Maravilhas conta a história de Alice e da sua viagem a um fantástico mundo povoado por estranhas criaturas quando persegue um Coelho Branco e cai na sua toca. Alice cruza-se então com o Chapeleiro Louco, o gato Cheshire e a terrível Rainha de Copas, personagens ora encantadoras ora cruéis ou simplesmente bizarras como as aventuras de Alice.
Alice do Outro Lado do Espelho, publicado em 1872, narra o regresso da jovem ao país encantado da sua primeira aventura, onde desta vez encontrará personagens como Humpty Dumpty, Tweedledee e Tweedledum.
Num quente mês de Março, Alice brinca com as suas gatas quando se pergunta como será o mundo do outro lado do espelho. Para sua grande surpresa, descobre que tem o poder de atravessar um espelho e descobre um livro misterioso que só pode ser lido pelo seu reflexo. Quando atravessa o jardim das flores vivas, Alice encontra a Rainha Preta e depara-se com um grandioso jogo de xadrez em que ela terá de participar.
De inspiração serviram também aventuras e histórias da época, a matemática, a sociedade vitoriana de então, o ambiente de Oxford, entre muitos outros factos que inspiraram as aventuras de “Alice” e dos seus amigos.
Para além destas obras, Lewis Carroll escreveu também poemas e canções, onde surgem personagens como o Jabberwocky (o terrível dragão que Alice tem de defrontar).
Os livros estão cheios de histórias, mitos, e símbolos escondidos, a sua excentricidade desde logo cativou pequenos e graúdos em todo o mundo, estando traduzido em mais de 125 línguas, e adaptado para cinema, televisão, teatro, banda desenhada e animação.
Em Portugal existe também uma versão em audio-guia, de livro + 2 cds, narrado por Mafalda Lopes da Costa, numa edição das 101 Noites.
Por Elsa Furtado