Encontra-se na Doca de Alcântara, em Lisboa, o veleiro histórico Marité, que apresenta a exposição itinerante Exotic Taste of Europe.
A mostra de fotografia é dedicada ao “símbolo das regiões ultraperiféricas” – RUP atribuído a determinados produtos, como a banana da Madeira, Canárias, Martinica e Guadalupe e às práticas agrícolas das regiões ultraperiféricas da Europa.
Ela pretende dar a conhecer através da fotografia, como é a produção de produtos como a banana, a uva, o abacate, o melão e o tomate, e ao mesmo tempo dar a conhecer quem as produz e as paisagens das regiões.
“Os produtos são cultivados utilizando métodos tradicionais e agricultura sustentável em conformidade com os mais altos padrões sociais e ambientais do mundo, estando assim em conformidade com as exigências atuais dos consumidores europeus que procuram uma alimentação mais saudável e sustentável”, explicam os responsáveis.
A exposição faz parte duma campanha de informação com duração de 3 anos cofinanciada pela União Europeia, que permite às instituições europeias e aos produtores de bananas das quatro regiões, de trabalhar em conjunto para melhorar o conhecimento dos consumidores europeus sobre a qualidade dos produtos agrícolas produzidos nas regiões ultraperiféricas da Europa, e também demonstrar o impacto económico e ambiental da agricultura nessas regiões e de apresentar o símbolo RUP.
Foi originado por três organizações representativas dos produtores de bananas europeus: UGPBAN (Guadalupe e Martinica), GESBA (Madeira) e ASPROCAN (Canárias). Outros produtos como o melão, a uva e o tomate serão igualmente representados e tem como objetivo sensibilizar os consumidores europeus face à qualidade dos produtos provenientes das regiões ultraperiféricas da europa (RUP) e de gerar notoriedade do símbolo, através do qual a Europa distingue os produtos destas regiões.
O Marité é um veleiro de três mastros, construído em 1921 em Fécamp, Seine-Maritime, e é hoje o último terra-novense francês em navegação. De maio 2017 a outubro de 2019, o veleiro fará escala em 18 cidades portuárias europeias.
A mostra de fotografia e o veleiro podem ser visitados até dia 19, enquanto o navio se encontra atracado no Porto de Lisboa, a partir das 14h00, gratuitamente.