Os Fear Factory regressam ao nosso país, no próximo dia 12 de novembro para uma data única no LAV – Lisboa Ao Vivo. Na primeira parte atuam os Ignea e as Butcher Babbies.
Os Ignea são uma banda ucraniana que mistura riffs pesados com elementos sinfónicos, eletrónicos e folk, com influências orientais.
Passaram pelo Vagos em 2019 e deixaram muito boa impressão. Estão de volta com Dreams of Lands Unseen, de 2023.
Sempre a crescer, a banda está a afirmar-se no mundo e é muito recomendada para fãs de Aeternam, Epica ou Agonist.
As Butcher Babies, desde que apareceram em 2013, tiveram sucesso imediato. Conhecida tanto pelas suas atuações ao vivo quanto pela sua música, a banda liderada pelas vocalistas Heidi Shepherd e Carla Harvey mistura thrash agressivo e groove metal com uma atitude carregada de erotismo influenciada pela lenda do punk Wendy O. Williams. Na bagagem, trazem não um, mas dois álbuns novos, intitulados Eye For An Eye… e …’Til The World’s Blind, ambos editados no dia 7 de julho.
Menos complexas e com um som mais acessível que os Ignea, mas dão sempre tudo em palco.
No final temos os Fear Factory. Criadores e pioneiros do cyber metal como sub-género do extremismo sonoro, os Fear Factory foram uma das primeiras bandas a misturar o peso do death metal com a dureza fria dos samples e da eletrónica industrial, dando origem a uma paleta sónica suficientemente variada para poderem expressar a sua visão sombria e pessimista da sociedade, totalmente dominada pela tecnologia, em que vivemos hoje.
Ao longo das últimas três décadas, conquistaram um lugar de destaque no espectro da música extrema graças a uma sequência de álbuns.
A abordagem à fusão de géneros aparentemente díspares como o death metal e o industrial fez com que, desde a edição de Soul Of A New Machine, a estreia de 1992, tenham tido um impacto muito significativo no universo da música pesada – em todos os seus quadrantes.
Já cá não vinham desde 2015, mas entretanto muito aconteceu na vida dos Fear Factory. Novo disco e novo vocalista, voltam a Portugal para o que se adivinha uma grande noite de metal industrial.
Os bilhetes estão à venda nos locais habituais e custam 28 euros.