Júlio Pereira, Camané, Paulo de Carvalho, Cristina Branco, Celina da Piedade, Dany Silva e Maria Alice são nomes que reforçam a lusofonia desta Festa. O espetáculo de abertura do Palco 25 de Abril, na sexta-feira ficará a cargo Sinfonietta de Lisboa sob a direcção do maestro Vasco Pearce de Azevedo e incluirá obras de Chopin, Beethoven, Schumann e Mozart.
O Teatro faz parte do programa, com a apresentação das peças Cartas da Guerra, de António Lobo Antunes e de Arte de Ser …Imprecação a Teixeira de Pascoaes pelo Teatroensaio, A Estrela de Seis Pontas pelo TAS – Teatro de Animação de Setúbal, Circumbalação por PIA – Projetos de Interveção Artística. Também presente, A Barraca apresenta quatro peças: Menino de Sua Avó, As Aventuras Maravilhosas de Salta Pocinhas, Hoje é o Dia… Excertos da Vida de Um Esfomeado e Fernão – Mentes?. A dança e a performance também integram a apresentação cultural.
Outra das vertentes, o cinema, irá trazer Outro País de Sergio Trefaut, o documentário experimental de Edgar Pera 25 de Abril, uma Aventura na Democracia, A Lei da Terra da Cooperativa Grupo Zero, A Fuga de Luís Filipe Rocha e Até Amanhã Camaradas de Joaquim Leitão, baseado na obra de Manuel Tiago/ Álvaro Cunhal.
Em matéria de artes plásticas, estarão patentes duas exposições: Uma sobre Arte e Revolução e outra de fotografia de Eduardo Gageiro 40 anos – 40 fotos.
O recinto da Festa do Avante encontra-se aberto dia 5 de setembro, das 19h00 às 01h30, dia 6 de setembro das 10h00 à 1h30 e dia 7 de setembro entre as 10h00 e as 22h30. O bilhete para os três dias de Festa (Entrada Permanente) custa 21 euros em venda antecipada (até ao dia 4 de setembro). Se comprados na bilheteira, à entrada do recinto, o preço é de 32 euros. As crianças, até aos 14 anos, têm entrada gratuita, desde que acompanhados por adulto portador de bilhete.
Texto de Tânia Fernandes