Festa do Espumante de Melgaço Este Fim de Semana

Screen Shot 2015-11-19 at 17.21.28

Abre hoje portas, pelas 18h00, no Largo Hermenegildo Solheiro, em Melgaço, a Festa do Espumante de Melgaço, que promete animar a região até domingo, dia 22.

Durante todo o fim de semana vai ser possível participar em degustações de espumantes e produtos regionais, assistir a novos lançamentos, provas comentadas pelo sommelier Manuel Moreira; show cookings, pelas 14h30, com os Chefes Hernâni Ermida e Vítor Matos; e ainda música ao vivo.

Entre as novidades vai ser possível provar sushi doce de Alvarinho, trufa de Alvarinho Casta Boa e macarons de espumante.

Nos produtos regionais o destaque vai para os queijos de cabra “Prados de Melgaço”, enchidos e doçaria.

No certame vão ser dados a conhecer duas dezenas de espumantes, com assinatura dos produtores Soalheiro, Dona Paterna, Quintas de Melgaço, Quinta do Regueiro, Reguengo de Melgaço, Alvaianas, Terras da Aldeia, Adega do Sossego, Casa de Canhotos, Encostas da Cabana e Terras de Real. Dos rosados aos brancos, boa parte tem por base a casta rainha da sub-região, o Alvarinho.

A componente gastronómica também vai ocupar uma parte importante do evento com os restaurantes O Brandeiro e Paris, que no total confecionarão mais de 30 propostas distintas – petiscos como bifes de presunto, alheira de bísaro, salpicão, chouriça de sangue assada, salada de polvo e de bacalhau, pataniscas, iscas de fígado, moelas, picadinho e hambúrguer de carne Cachena, cabrito assado, naco de cachena, dobrada, feijoada, entre outros.

A Festa do Espumante de Melgaço é uma organização da Câmara Municipal de Melgaço, com produção da EV-Essência do Vinho, e vai decorrer no dia 20 das 18h00 às 2h00; no dia 21, das 12h00 às 2h00; e dia 22 de novembro, das 12h00 às 18h00. A entrada é livre, mas a aquisição do copo de provas custa 2,50 euros. Os espumantes a copo terão um preço de 2 euros e, em garrafa, a partir dos 6 euros(rosado/tinto) e dos 8 euros (Alvarinho). A participação nas diferentes atividades também é livre, estando apenas sujeita ao número de lugares disponíveis.

Texto de Elsa Furtado

Artigo anteriorA Escola de Bruxas em Oeiras Para os Mais Pequenos
Próximo artigoBrasil Recebe 3ª Edição do Festival do Fado

Leave a Reply