A Festa do Jazz está de volta para a sua edição de 2023, entre os dias 1 e 3 de dezembro de 2023, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, prometendo uma celebração única da música jazz em Portugal. Com um programa diversificado, a Festa apresenta um cartaz de luxo que cativará públicos de todas as idades.
A grande abertura do evento será marcada pelo concerto inaugural do trompetista Erik Truffaz, que, juntamente com o seu quarteto, “promete uma experiência sonora única” no Grande Auditório do CCB.
A Festa do Jazz deste ano conta com uma originalidade: apresenta uma peça de teatro que combina música e narrativa, explorando a rica história do jazz. A partir de uma ideia de Carlos Martins (Sons da Lusofonia) e com texto original de João Nunes (Produções Fictícias), recuperam-se temas icónicos como Limehouse, “Prelude to a kiss”, “Shaw Nuff (Charlie Parker)”, “So What” (Miles Davis), “Impressions” (Coltrane) ou “Lonely Woman” e viaja entre personalidades e termos tão vastos como o “cool jazz”, “west coast”, “hard bop”, “o third stream”, “soul jazz” ou “free jazz”.
Este ano, a festa acontece sobretudo no CCB e no Antigo Picadeiro do Museu dos Coches, mas faz incursões noutros espaços da cidade, incluindo a estreia do novíssimo espaço CCBA – CASA DO COMUM DO BAIRRO ALTO – CENTRO CULTURAL (o espaço sonhado pelo livreiro Zé Pinho).
Além dos concertos, a Festa do Jazz oferece uma série de atividades paralelas, como jam sessions, apresentações de projetos e masterclasses com artistas de renome internacional, destacando o compromisso contínuo com a formação e promoção do jazz em Portugal.
A parceria entre a RTP e a Festa do Jazz resultou na criação dos Prémios RTP/Festa do Jazz 2023, destinados a celebrar a excelência na criação artística e a contribuição significativa para o cenário do jazz em Portugal.
Os bilhetes podem ser adquiridos online e na bilheteira do CCB e há vários preços e descontos possíveis.